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Toyota rival do HR-V surge em Frankfurt
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Toyota rival do HR-V surge em Frankfurt

Conceito C-HR foi mostrado com quatro portas e linhas mais próximas da versão final que chega em 2016

15 de set, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Toyota rival do HR-V surge em Frankfurt
C-HR chegará a versão de produção em março de 2016, no Salão de Genebra

A Toyota apresentou no Salão de Frankfurt, na Alemanha, uma versão atualizada do conceito C-HR, que dará vida a um utilitário-esportivo compacto para brigar com o Honda HR-V e que deve estrear no Salão de Genebra, em março de 2016.

Em relação ao conceito anterior, além de apresentar linhas mais próximas de um carro de produção na carroceria e nos faróis, o C-HR agora tem quatro portas, provando que o modelo terá praticidade.

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O conceito é tido como um híbrido, ainda que a marca não divulgue qualquer informação sobre o trem de força utilizado. Na versão híbrida, a combinação de motores elétrico e a combustão deve ser a mesma utilizada no Prius – hatch que deve ser produzido no Brasil em 2016 em sua nova geração.

Desenvolvido sobre uma nova plataforma modular da Toyota, a TNGA, o modelo irá partilhar também não só a estrutura, como motores com outros veículos. De acordo com a marca japonesa, essa nova base vai melhorar a rigidez estrutural, dirigibilidade e conforto dos veículos que dela surgirem.


BÔNUS: Confira os principais lançamentos do Salão de Frankfurt 2015


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.