José Antonio Leme

12/06/2019 - 5 minutos de leitura.

Toyota SW4: imenso em vários modos

Com dimensões parrudas, versão flexível com motor 2.7 do SW4 da Toyota tem preço de R$ 185.290 e sete lugares

TOYOTA SW4 SRV FLEX Crédito: TOYOTA/DIVULGAÇÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Imenso. O adjetivo representa o Toyota SW4 flexível de diversos modos. Pode ser usado, por exemplo, para seu preço (de R$ 185.290 na versão de topo SRV), suas dimensões – são 4,79 m de comprimento –, peso (1.880 kg) e também para o consumo. Segundo os dados do Inmetro, ela faz 4,9 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada com etanol, uma média de 5,4 km/l.

O SW4 tem motor 2.7 que rende até 163 cv e 25 mkgf. Ele vem associado ao câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais. Há ainda três modos de condução (Sport, Eco e normal). No entanto, eles não alteram em nada o comportamento do SUV.

Continua depois do anúncio

TOYOTA/DIVULGAÇÃO

O motor é bastante ruidoso. Tanto que, na primeira partida, deu até para desconfiar que a Toyota tivesse enviado, por engano, uma versão a diesel para avaliação. O câmbio automático é bom e faz mudanças suaves, além de tentar mitigar a falta de eficiência do motor com trocas antecipadas.

A dirigibilidade do modelo não é um ponto alto. Falta precisão à direção com assistência hidráulica e as suspensões são muito macias. Se abusar nas curvas, é fácil ver o SW4 escorregar lateralmente.

Por outro lado, a suspensão faz o utilitário se sair muito bem em pisos ruins, absorvendo bem as imperfeições. A tração é apenas 4×2 e para segurar o ímpeto de motoristas mais afobados, há os controle de tração e estabilidade.


TOYOTA/DIVULGAÇÃO

Entre os equipamentos de série, o SW4 traz sete air bags, central multimídia, chave presencial, partida por botão, sensor de luminosidade, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera de ré, sensor de obstáculos na traseira e controle de velocidade de cruzeiro.


O acabamento interno não é um primor; há carros na mesma faixa de preço com cabine mais caprichada. Há uma imitação de madeira no painel e no volante, para tentar deixar o interior um pouco mais luxuoso. O espaço é bom para quatro adultos. O túnel central alto gera incômodo para quem vai no meio da segunda fileira.

Na terceira fila, os dois bancos são adequados para crianças. Adultos podem até usá-los para trechos curtos, mas não há conforto, já que as pernas ficam bem elevadas. Além disso, com esses dois assentos montados, o porta-malas fica com apenas 180 litros.


TOYOTA/DIVULGAÇÃO

FICHA TÉCNICA: 

Preço
R$ 185.290
Motor
2.7, 4 cil., 16V, flexível
Potência (cv)
163 a 5.000 rpm
Torque (mkgf)
25 a 4.000 rpm
Câmbio
Automático, 6 marchas

PRÓS E CONTRAS


PRÓS – ROBUSTEZ
Suspensão lida bem com pisos ruins e consegue passar conforto aos ocupantes ao filtrar as imperfeições.

CONTRA – CONSUMO
Há motores menores com potência parecida e mais econômicos que o defasado 2.7 flexível da SW4.


TOYOTA/DIVULGAÇÃO
Os SUVs mais vendidos em maio de 2019:
Veja mais: detalhes da galeria

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

Taxas a partir de 0,99% com saldo em 36 meses

Hyundai Creta New Generation N Line

VER TODAS AS OFERTAS