Toyota
Toyota/Divulgação

Toyota vai oferecer opção de câmbio manual em seus carros elétricos

Patente registrada nos EUA mostra detalhes do câmbio manual da Toyota para carros elétricos com simulações de marchas e até de embreagem

Por Jady Peroni 21 de fev, 2022 · 5m de leitura.

O câmbio manual tende a virar peça de museu do automóvel nos próximos anos, embora ainda tenha fãs no mundo inteiro. Isso porque, nos carros elétricos, os motores entregam o torque máximo de forma quase instantânea. Assim, dispensam a necessidade de marchas. Mas, indo na contramão dos automáticos, a Toyota está desenvolvendo um câmbio manual para carros alimentados por baterias.

A montadora registrou um projeto no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos. Os esboços descrevem diferentes aspectos do modelo elétrico manual. Como, por exemplo, a simulação da pressão física para uma embreagem elétrica. Além disso, faz várias menções ao veículo poder alternar do modo manual para um modo sem marchas.

toyota câmbio manual
Divulgação/ BZ Forums

De acordo com as informações do site BZ Forums, o estudo conta com cerca de sete engenheiros, que procuram montar um controlador capaz de alterar o torque do veículo elétrico.

Como funciona?

Há modelos elétricos com transmissões multimarchas no mercado. São os casos do Porsche Taycan e do Audi E-Tron GT. Porém, ambos são equipados com motores elétricos, o que não parece ser parte da proposta da marca japonesa.

Ao que tudo indica, a Toyota quer adaptar o câmbio manual. Ou seja, o intuito é que um controlador simule o processo de forma eletrônica, unindo a força da reação de um “pedal de embreagem” a um câmbio conectado a caixa de marchas. Seria, portanto, uma ação reversa. Mas, para que isso ocorra, é necessário um terceiro pedal, que atue como um ”gerador de força”. Assim, o sistema ”dosaria” a reação e simularia marchas manuais.


toyota
Divulgação/BZ Forums

”O controlador do veículo elétrico ajusta o torque do motor usando um modelo baseado em um câmbio manual. Este varia de acordo com a intensidade de operação do pedal do acelerador. Bem como com a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e com a posição de deslocamento do pseudo-calibrador”, explica a descrição da patente.

Projeto a longo prazo

De acordo com o site canadense, a patente está registrada desde junho do ano passado, por isso, espera-se que o projeto demore um tempo para sair do papel. Recentemente, a Toyota apresentou nada menos que 16 novos conceitos de carros elétricos que podem, ou não, ter o novo sistema que está em desenvolvimento.


Toyota
Noriak Mitshhashi/Agência N-Rak

A nova gama inclui duas frentes de modelos. Uma delas contém apenas veículos 100% elétricos, enquanto a outra tem foco especial em modelos híbridos. De acordo com o CEO, Akio Toyoda, os 16 conceitos fazem parte de um planejamento para lançar 30 modelos eletrificados até 2030. Ou seja, poderemos ver os planos em prática nos próximos anos.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se