O câmbio manual tende a virar peça de museu do automóvel nos próximos anos, embora ainda tenha fãs no mundo inteiro. Isso porque, nos carros elétricos, os motores entregam o torque máximo de forma quase instantânea. Assim, dispensam a necessidade de marchas. Mas, indo na contramão dos automáticos, a Toyota está desenvolvendo um câmbio manual para carros alimentados por baterias.
A montadora registrou um projeto no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos. Os esboços descrevem diferentes aspectos do modelo elétrico manual. Como, por exemplo, a simulação da pressão física para uma embreagem elétrica. Além disso, faz várias menções ao veículo poder alternar do modo manual para um modo sem marchas.
De acordo com as informações do site BZ Forums, o estudo conta com cerca de sete engenheiros, que procuram montar um controlador capaz de alterar o torque do veículo elétrico.
Como funciona?
Há modelos elétricos com transmissões multimarchas no mercado. São os casos do Porsche Taycan e do Audi E-Tron GT. Porém, ambos são equipados com motores elétricos, o que não parece ser parte da proposta da marca japonesa.
Ao que tudo indica, a Toyota quer adaptar o câmbio manual. Ou seja, o intuito é que um controlador simule o processo de forma eletrônica, unindo a força da reação de um “pedal de embreagem” a um câmbio conectado a caixa de marchas. Seria, portanto, uma ação reversa. Mas, para que isso ocorra, é necessário um terceiro pedal, que atue como um ”gerador de força”. Assim, o sistema ”dosaria” a reação e simularia marchas manuais.
”O controlador do veículo elétrico ajusta o torque do motor usando um modelo baseado em um câmbio manual. Este varia de acordo com a intensidade de operação do pedal do acelerador. Bem como com a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e com a posição de deslocamento do pseudo-calibrador”, explica a descrição da patente.
Projeto a longo prazo
De acordo com o site canadense, a patente está registrada desde junho do ano passado, por isso, espera-se que o projeto demore um tempo para sair do papel. Recentemente, a Toyota apresentou nada menos que 16 novos conceitos de carros elétricos que podem, ou não, ter o novo sistema que está em desenvolvimento.
A nova gama inclui duas frentes de modelos. Uma delas contém apenas veículos 100% elétricos, enquanto a outra tem foco especial em modelos híbridos. De acordo com o CEO, Akio Toyoda, os 16 conceitos fazem parte de um planejamento para lançar 30 modelos eletrificados até 2030. Ou seja, poderemos ver os planos em prática nos próximos anos.