Você está lendo...
Uber vai iniciar corridas e entregas sem motorista com empresa do Google
Mercado

Uber vai iniciar corridas e entregas sem motorista com empresa do Google

A Uber e a Waymo, empresa de carros autônomos do Google, vão iniciar viagens e entregas com carros sem motoristas nos Estados Unidos

Ana Carolina Bilatto

25 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Waymo
Uber e Wayno fazem parceria para trazer a tecnologia de condução autônoma
Crédito:Waymo/ Divulgação

A Uber e a Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, dona do Google, anunciaram que vão iniciar viagens e entregas com carros sem motoristas nos Estados Unidos. As companhias confirmaram o início da operação para este ano, começando pelo estado do Arizona. Tal como o Jornal do Carro noticiou, os veículos autônomos da Cruise, startup da General Motors, já receberam autorização para rodar em São Francisco, na Califórnia.

Dessa forma, a Uber abrirá em breve aos usuários a opção de viajar com os carros sem motorista humano da Waymo. Os modelos também ficarão disponíveis para serviços de entrega em determinada área de Phoenix. Em comunicado, a Wayno diz que a opção valerá para viagens de carro e serviços de entrega do Uber Eats. O co-presidente da empresa, Tekedra Mawakana, afirmou que a parceria tecnológica vai acelerar o crescimento da direção autônoma.

Assim, a Uber, que é líder nas viagens de carros operadas por humanos, oferece à Waymo “a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas”, afirma Mawakana. Tudo a partir de um emparelhamento de tecnologias disponíveis na frota de veículos elétricos da Waymo. Em conjunto com a rede de clientes do aplicativo de corridas e entregas.

Publicidade




Waymo
Waymo/ Divulgação

Uber terá só carros sem motorista no futuro

De acordo com o presidente da Uber, Dara Khosrowshahi, a direção autônoma vai se tornar parte da vida diária das pessoas. “A direção totalmente autônoma avança rapidamente e estamos entusiasmados em trazer a incrível tecnologia da Waymo para a plataforma Uber”, declarou. Por fim, o que pode ser interessante também levanta questionamentos. Afinal, qual será o futuro dos motoristas humanos com a parceria entre Uber com a Waymo?

carros sem motorista Hyundai Uber
Reprodução/Motional

Carros sem motorista no mundo todo

A Uber assinou recentemente um acordo de parceria de dez anos com a startup Motional, também especializada em sistemas de condução autônoma. Ou seja, a empresa planeja ter carros sem motoristas num futuro não tão distante não apenas nos EUA. Mas em alguns centros urbanos pelo mundo.

O anúncio vem logo após a Uber confirmar que só terá carros elétricos na frota até 2040. A gigante de mobilidade vai oferecer sua extensa tabela de clientes. E a Motional entrará com a tecnologia. Da mesma forma que o acordo com a Waymo. O primeiro veículo será o Hyundai Ioniq 5, mas com o sistema autônomo da startup. Dessa forma, o acordo visa fornecer serviços de taxi. Bem como delivery de alimentos em “mercados selecionados”.

A união entre as empresas se tornou oficial após o sucesso do programa piloto de entregas com modelos autônomos. Este foi feito em Los Angeles por meio do Uber Eats. O teste aconteceu no começo de 2022 e atendeu diversos clientes da região com entregas de alimentos e outros itens.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo!
Deixe sua opinião