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Ultima revela esportivo de 1.020 cv
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Ultima revela esportivo de 1.020 cv

Empresa britânica cria mais um esportivo de baixo peso, o Evolution, que é mais leve que seu antecessor GTR

09 de abr, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Ultima revela esportivo de 1.020 cv
Evolution é o novo esportivo da Ultima e substituirá o GTR

A Inglaterra é um celeiros de fabricantes de esportivos produzidos em pequena escala e às vezes no seu estado mais puro de esportividade. Integrante dessa turma, a Ultima apresentou um novo modelo, o Evolution, que substitui o até então principal produto da marca, o GTR.

O visual é bastante semelhante ao do GTR, mas o Evolution recebeu melhorias no acabamento, aerodinâmica e na ergonomia, além de ganhar faróis de LED e mais componentes em fibra de carbono.

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No que diz respeito à potência, ela vem de um V8 da Chevrolet que pode ser preparado para gerar vários níveis de potência, que variam entre 350 cv e 1.020 cv em uma versão topo de linha com supercharger. Mais do que a potência, o que impressiona no esportivo é o peso baixo de 950 quilos.

Ou seja, na versão de topo, a relação peso/potência do carro é de 0,93 kg/cv. Com isso, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e atingir a velocidade máxima de 386 km/h. O modelo terá também uma versão conversível e ambas poderão ser compradas em kits no melhor estilo “faça você mesmo” ou comprados prontos da fábrica.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.