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Último suspiro do Porsche Boxster aspirado
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Último suspiro do Porsche Boxster aspirado

Marca vende  exemplares da versão GTS, com motor instigante e ronco esportivo, antes da chegada das turbo

30 de abr, 2016 · 7 minutos de leitura.

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 Último suspiro do Porsche Boxster aspirado

À primeira acelerada, ele promete ser um grande desapontamento. A aceleração é gradual demais, e a impressão é que o carro demora a responder. O segredo, porém, logo vem à tona: o Porsche Boxster GTS, à venda por R$ 454 mil, é um esportivo à moda antiga, desses em que o motor, um boxer de seis cilindros e 3,4 litros, aspirado, funciona em sua plenitude a giros mais altos. Isso com um barulho de acelerar o coração.

Comportamento bem diferente do observado em propulsores turbo, mais comuns nos carros de marcas de luxo atualmente – até nos esportivos.

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O Boxster GTS, aliás, é um dos últimos remanescentes com propulsor aspirado. A nova geração do carro chega ao Brasil no fim deste semestre e trará motores turbo. Por ora, a versão GTS ainda não vem, pois não foi mostrada nem na Europa. Porém, já deixou de ser produzida, e há poucos exemplares em estoque nas concessionárias do Brasil.

A potência do propulsor nem impressiona muito: são 330 cv a 7.400 rpm. Mas estamos falando de um carro pequeno – 4,4 metros de comprimento – e leve – 1.375 quilos. A relação peso-potência é bem baixa, de 4,08 kg/cv. Além disso, o torque é alto, de 37,7 mkgf, e está disponível só a partir de 4.500 rpm.

E é dos 3.500 giros em diante que esse esportivinho conversível começa a mostrar a que veio. A essa rotação, a pressão no acelerador faz o carro ganhar velocidade com muita rapidez – e um com o ronco instigante típico dos esportivos. Se o motorista preferir, pode acionar o modo Sport Plus no console central.


Ao apertar o botão, o conta-giros já sobe para as 4.000 rpm, deixando o Boxster pronto para fazer acelerações e retomadas brutais. O som emitido pelo motor também fica mais alto – os carros de Fórmula 1 morreriam de inveja, se pudessem ouvir esse seis-cilindros.

O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens. De acordo com a Porsche, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge velocidade máxima de 279 km/h.

Além das respostas do motor, o modo de condução – entre o normal e o Sport Plus, há um intermediário, chamado Sport – também alteram as respostas do chassi. A estabilidade, aliás, é outro ponto alto do esportivo. Uma série de fatores contribuem para esse bom desempenho: além de ter centro de gravidade baixo, o GTS traz controles eletrônicos e rodas de 20” com pneus finos.


Mesmo assim, ele não é um carro desconfortável. Ao menos nos modos de condução normal e Sport, o motorista não sente muito os impactos com pisos imperfeitos. Dá para rodar com o modelo no dia a dia sem sentir grande cansaço, embora a direção assistida seja mais dura que as de carros convencionais.

O teto de lona pode ser rebatido eletricamente, em operação simples, dando mais charme ao esportivo. Por dentro, chamam a atenção os bancos esportivos e a combinação de couro e Alcântara no acabamento.

Característica típica da linha GTS – que também está no Panamera, no Cayenne e no 911 -, a cabine e o exterior têm diversos detalhes pretos. Já o painel de instrumentos desse Boxster é vermelho. Para facilitar a leitura, o velocímetro tem marcadores analógico e digital.


Entre os itens de série, há faróis direcionais de LEDs e sistema multimídia com tela central de tamanho médio.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido – R$ 454 mil
Motor – 3.4, 6 cilindros, 24V, gasolina
Potência – 330 cv a 7.400 rpm
Torque – 37,7 mkgf a 4.500 rpm
Câmbio – Automatizado, 7 marchas
0 a 100 km/h – 4,7 segundos
Velocidade máxima – 279 km/h
Comprimento – 4,4 metros
Altura – 1,27 metro
Peso – 1.375 kg


FONTE: PORSCHE

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Jornal do Carro
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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.