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Últimos Fiat 2010 têm desconto
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Últimos Fiat 2010 têm desconto

Na linha 2011, que acaba de chegar às lojas, o motor 1.8 8V foi substituído pelos blocos de 1.6 e 1.8 de 16 válvulas. Por isso, o abatimento nas unidades equipadas com o propulsor antigo podem chegar a quase R$ 7 mil, caso da perua Palio Adventure

28 de jul, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Últimos Fiat 2010 têm desconto

Luís Felipe Figueiredo e
Viviane Biondo

As últimas unidades de alguns modelos 2010 da Fiat equipados com motor 1.8 8V estão com boas ofertas nas concessionárias da marca. Na linha 2011, que acaba de chegar às lojas, esse propulsor foi substituído pelos blocos 1.6 e 1.8 de 16 válvulas, que são produzidos pela Fiat Powertrain Technologies em Campo Largo, no Paraná.

O maior abatimento é para a perua Palio Adventure (foto abaixo), que está sendo oferecida por R$ 50.500 na Fiat Grand Brasil (2038-9000) da Penha, zona leste, com câmbio manual. São quase R$ 7 mil abaixo do valor sugerido do modelo na linha 2011 (R$ 57.330), com o motor 1.8 16V. A opção Dualogic, com caixa automatizada, sai por R$ 52.900 na mesma revenda.

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Foto: André Lessa/AE

Foto: André Lessa/AE

Também na Grand Brasil, o monovolume Idea Adventure pode ser encontrado por R$ 50.500 (ante R$ 56.900 da tabela) com câmbio manual e R$ 51.990 com o automatizado. Além dos motores E.torQ, o monovolume recebeu atualizações visuais para a linha 2011, que chega às lojas na semana que vem.
Ainda na Grand Brasil da zona leste, o hatch Punto está à venda por R$ 46.900 na versão HLX, ante a tabela de R$ 53.700.

Mais difícil de encontrar, a Strada Adventure está em promoção na Ventuno (3746-2600), no Morumbi, na zona sul. A picape sai por R$ 45.900. Na tabela de preços da linha 2011, o valor do modelo é de R$ 47.670.
A revenda tem a Palio Adventure por R$ 52.990 e o Idea Adventure a R$ 53.990, ambos equipados com a transmissão manual.

Na Venice da Avenida Tancredo Neves, zona sul, o desconto para a Strada é menor: a picape é oferecida por R$ 46.700. Com a chegada dos propulsores E.torQ às linhas Palio, Punto, Doblò e Idea, o Stilo agora é o úico Fiat a trazer o motor 1.8 8V.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.