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Veículos a diesel usarão aditivo em 2012
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Veículos a diesel usarão aditivo em 2012

Todos os comerciais leves, caminhões e ônibus fabricados no Brasil a partir de 2012 terão de usar um aditivo para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio. O produto será armazenado num tanque separado do reservatório de combustível

14 de set, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 Veículos a diesel usarão aditivo em 2012

Os veículos com motores a diesel fabricados no Brasil a partir 2012 vão usar um aditivo obrigatório com objetivo de reduzir as emissões de óxido de nitrogênio. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) assinaram ontem um acordo que definirá as regras para a produção, importação, venda, uso e fiscalização do Arla 32, composto feito a partir de uma solução líquida de ureia.

A tecnologia, que promete diminuir em cerca de 70% a emissão de óxido de nitrogênio, foi desenvolvida na Europa, onde é aplicada em vários países. O coordenador de Resíduos e Emissões do Ibama, Paulo Macedo, afirmou que a indústria automotiva nacional já está se preparando para utilizar o produto. O Arla 32 não será misturado ao diesel – ficará em um recipiente separado. O aditivo deverá ser reabastecido, em média, a cada cinco tanques de diesel. Atualmente, o diesel vendido no País contém 5% de biodiesel (feito a partir de vegetais).

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