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Veja 30 carros novos que serão lançados no Brasil em 2024
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Veja 30 carros novos que serão lançados no Brasil em 2024

Além de carros novos, uma marca inédita chega ao Brasil ao longo do ano; novidades vão desde elétricos até nova geração do icônico Ford Mustang

Vagner Aquino, especial para o Estadão

17 de jan, 2024 · 24 minutos de leitura.

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carros elétricos dolphin mini
Dolphin Mini já pode ser reservado no site do Mercado Livre mediante pagamento de R$ 10 mil
Crédito:BYD/Divulgação

O ano mal começou e as montadoras já começaram a lançar suas novidades no mercado. Na semana passada, por exemplo, o Duster reestilizado pintou por aqui. O carro teve visual renovado e chegou com preços entre R$ 122.290 e R$ 153.890. Mas a Renault foi apenas uma das primeiras a trazer novos modelos ao Brasil. Afinal, 2024 promete as mais variadas estreias, que vão de compactos a picapes e SUVs, passando por modelos elétricos, superestportivos, facelifts e, principalmente, carros inéditos. E tem até marca nova. Confira abaixo o que vem por aí.



BYD Dolphin Mini Seagull

BYD /Divulgação
BYD/Divulgação

Sucesso de público e crítica, a BYD quebrou a banca com o lançamento do Dolphin. Isso, no entanto, ajudou a alavancar as vendas (e a rivalidade) dos carros elétricos no Brasil. Agora, para 2024, a marca chinesa quer atacar com o Dolphin Mini Seagull. O modelo elétrico será a porta de entrada da marca no País. A marca chinesa, entretanto, ainda não revelou dados técnicos do compacto, que a princípio será importado da China. Mas eventualmente o hatch terá produção na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A expectativa é de que seu preço inicial fique próximo de R$ 100 mil.

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Ford Mustang

carros Chevrolet /Divulgação
Ford/Divulgação

Do outro lado da moeda, sem se preocupar com sustentabilidade ou preço baixo, quem promete dar o que falar é a sétima geração do icônico Mustang. Apresentada em 2022, só agora chegará ao Brasil. O design muda pouco, com cara agressiva, traseira curta e longo capô dianteiro. Mas o trabalho da equipe de designers rendeu ao icônico esportivo detalhes interessantes como novos faróis mais finos e dotados de luzes de LEDs. As versões de entrada mantêm o motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 310 cv. Já a versão de topo Dark Horse traz o motor 5.0 Coyote V8 de 500 cv.

Fiat Titano

Fiat /Divulgação
Fiat/Divulgação

Prestes a estrear por aqui, a Titano será a primeira picape média da Fiat para brigar com Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger, por exemplo. Por ora, a montadora não revelou detalhes técnicos ou informações sobre preços e versões. Mas a aposta é de que a caminhonete receba o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf usado pelas vans da Stellantis, além de câmbio automático de seis marchas. Os preços devem ficar em torno de R$ 250 mil e R$ 290 mil.

Citroën C3 Aircross 7 lugares

Citroën /Divulgação
Citroën/Divulgação

Ainda na Stellantis, o C3 Aircross de sete assentos chegará como a principal novidade da Citroën no primeiro trimestre de 2024. Sua proposta de ser o SUV com motor turbo e câmbio automático mais acessível do País deve ser mantido na versão que leva mais passageiros – a versão cinco lugares foi lançada no fim do ano passado, vale recordar. Na versão de entrada, o novato deverá custar menos que a Chevrolet Spin, atualmente o carro de sete lugares mais barato no mercado brasileiro. Serão três opções de acabamento: Feel, Feel Pack e Shine. Todas equipadas com motor 1.0 turboflex de até 130 cv (etanol) e 20,4 mkgf, além de câmbio CVT que simula sete marchas. Nós já avaliamos o modelo, veja o vídeo acima!


Peugeot 208

Peugeot /Divulgação
Peugeot/Divulgação

Outra marca francesa da Stellantis, a Peugeot, vai seguir os passos do e-208 apresentado na Europa e dar um tapa no visual de seu compacto de sucesso. O hatch virá focado em esportividade e também terá tecnologia extra. Na dianteira, a nova grade acompanha luzes com um novo contorno de LEDs. O modelo tem DRLs (luzes de condução diurna) redesenhadas e mais retilínea. No Brasil, a oferta de motores e versões devem ser mantidas como as de atualmente. O carro pode ainda ter o futuro conjunto híbrido flex da Stellantis.

Peugeot e-2008 e novo 2008

Peugeot /Divulgação
Peugeot/Divulgação

O SUV elétrico reestilizado será lançado no Brasil no meio de 2024. Além disso, o e-2008 também recebeu atualizações no motor. De acordo com a marca francesa, o propulsor elétrico ficou 15% mais potente. Assim, alcança os 156 cv de potência, contra os 136 cv anteriores. As baterias, por sua vez, oferecem 54 kWh, o que garante uma autonomia de 406 km no ciclo WLTP. A configuração a combustão, importada da Argentina, também virá neste ano ao mercado brasileiro.

Jeep Compass e Commander

FCA Fan Brazil /Facebook
FCA Fan Brazil/Divulgação

Para fechar a carta de novidades da Stellantis no Brasil, a Jeep promete algo em comum a Compass e Commander: o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina. Além do propulsor, que estreou na picape RAM Rampage, ambos ganharão alterações pontuais no visual. O detalhe que indica a utilização do novo propulsor é a dupla saída de escape, presente no lado esquerdo do veículo, conforme flagras já publicados pelo Jornal do Carro. Na picape, o Hurricane entrega 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. O câmbio é automático de nove marchas e a tração, 4×4.


Wrangler e Gladiator

Jeep /Divulgação
Jeep/Divulgação

Seguindo pela linha de novidades da Jeep, são aguardadas versões reestilizadas do jipão Wrangler e da picape Gladiator. As mudanças estéticas serão sutis, mas os dois modelos recebem um pacote tecnológico mais recheado e tela da central multimídia maior. Na mecânica, entretanto, nada muda. O SUV mantém o 2.0 turbo de 272 cv em suas três configurações, enquanto a caminhonete tem versão única com o 3.6 V6 de 284 cv.

Kia EV9

Kia /Divulgação
Kia/Divulgação

A Kia confirmou a chegada de seu SUV elétrico de sete lugares para o mercado brasileiro. O lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre. Há três opções de trem de força, mas por ora não se sabe qual delas virá ao País. A Standard, com tração traseira, tem 218 cv de potência, e 35,6 mkgf de torque. Já a Long Range oferece 541 km de alcance e motor 204 cv. Por fim há ainda a versão com tração integral com dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 mkgf de torque.

Honda CR-V

Honda /Divulgação
Honda/Divulgação

A também asiática Honda trará ao Brasil o aguardado CR-V. O SUV estreia em versão híbrida agora no começo do ano. O SUV médio virá ao Brasil em versão única Touring equipada com motor 2.0 a gasolina conectado a outros dois motores elétricos pra gerar 207 cv de potência e 34,1 mkgf de torque. De acordo com a Honda, o consumo chega a 17 km/l. Já a autonomia no modo elétrico é de 82 km. Seu preço deve fica acima de R$ 300 mil.


GWM Poer

GWM /Divulgação
GWM/Divulgação

Na linha de eletrificados, a picape híbrida plug-in Poer é um dos modelos mais cotados para iniciar as operações da fábrica da GWM no País. Apesar de ainda haver um impasse sobre algumas mudanças que o modelo terá para o mercado brasileiro, sua estreia deverá ocorrer ainda em 2024. A princípio, a Poer deve usar o mesmo conjunto do Haval H6: motor 1.5 turbo em conjunto com dois elétricos (um em cada eixo) que entregam, juntos, 393 cv e 77,7 mkgf de torque.

JAC Yiwey 3

JAC /Divulgação
JAC/Divulgação

Na categoria de carros puramente elétricos, a JAC prepara uma resposta para o BYD Dolphin e o GWM Ora 03. O Yiwei 3 – nome que deverá ser substituído no Brasil – está disponível na China com duas opções de motores, uma com 95 cv ou 135 cv. A velocidade máxima, contudo, fica limitada aos 150 km/h. Ainda não há confirmação de preço, mas o compacto deve custar na faixa de R$ 150 mil.

Volvo EX30

Vagner Aquino /Estadão
Vagner Aquino/Estadão

Já a Volvo começa a entregar o SUV 100% elétrico EX30 a partir de maio. Já em esquema de pré-vendas desde o ano passado, o modelo de entrada da marca sueca já acumula cerca de 2.000 unidades reservadas. Tem quatro versões de acabamento, todas equipadas com o motor elétrico traseiro de 272 cv e 34,9 mkgf de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 5,7 segundos na configuração de entrada e em 5,3 segundos nas versões Extended Range. Entretanto, independentemente da versão, a velocidade máxima é de 180 km/h. Os preços partem de R$ 219.950. Já avaliamos o modelo na Espanha, veja o vídeo abaixo.


Renault Kardian

Vagner Aquino /Estadão
Vagner Aquino/Estadão

O Kardian é um dos lançamentos mais importantes da Renault para os próximos anos. O SUV traz novo formato de grade que ostenta o logotipo da marca. Sua plataforma CMF-B, já familiarizada em modelos como Clio e Captur na Europa, permite o uso de motorizações eletrificadas. Mas por ora receberá o motor 1.0 turbo feito no País. Nós já vimos o compacto de perto e contamos tudo no vídeo acima, confira!


Chevrolet Blazer EV

Chevrolet /Divulgação
Chevrolet/Divulgação

Renovação de portfólio de carros também é a meta da GM neste ano. Revelado em junho de 2023, o Blazer elétrico já tem passaporte carimbado para o Brasil. Mas ainda não se sabe qual versão vai desembarcar por aqui. Por ora, a GM divulgou que as versões LT e RS AWD serão equipadas com motor elétrico de 292 cv e 46 mkgf de torque, enquanto a RS terá propulsor de 345 cv e 44,9 mkgf. Por fim, a configuração mais esportiva SS, cuja produção começa em meados de 2024, será um dos carros mais potentes da marca com 565 cv sob o capô quando estrear.

Chevrolet S10

@nttandrade_/BFMS /Instagram
(@nttandrade_/BFMS/Reprodução)

Descolada do SUV Blazer há alguns anos (ambos eram derivados nas décadas passadas), a S10 vai receber facelift para enfrentar a forte concorrência do mercado de picapes. Com traços semelhantes aos da Colorado, sua irmã norte-americana, a caminhonete terá faróis mais afilados e posicionados mais acima. Além disso, a grade frontal receberá novo desenho. Por dentro, novos acabamentos e tecnologias devem fazer parte do pacote. O que não muda, entretanto, é o motor 2.8 turbodiesel de até 200 cv e 51 mkgf de torque. Nas versões de topo, um novo câmbio automático de oito marchas é aguardado.

Chevrolet Spin

Vagner Aquino /Estadão
Vagner Aquino/Estadão

Por fim, quem tem estreia programada para o primeiro semestre é a Spin. O visual será parecido com o da picape Montana. Desse modo, terá grade em formato de colmeia dividida por barra e luzes de LEDs contornando o capô. Na parte de baixo ficam os faróis principais. No para-choque dianteiro, por fim, luzes de neblina. Sob o capô estará o velho motor 1.8 de 111 cv e 17,7 mkgf de torque. A oferta de carros com cinco ou sete lugares também será mantida.


BMW X2

Diogo de Oliveira /Estadão
Diogo de Oliveira/Estadão

E quem também está cheia de novidades para este ano é a BMW. A nova geração do X2 chegará logo, logo. A segunda geração do SUV cupê herda detalhes do X1, mas tem personalidade própria. Na versão de topo M35i xDrive, o modelo tem tração integral e motor 2.0 turbo a gasolina capaz de gerar 321 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. O 0 a 100 km/h é cumprido em 5,4 segundos.

BMW iX2

Diogo de Oliveira /Estadão
Diogo de Oliveira/Estadão

A versão elétrica do X2 se chama iX2. E também aterrissará por aqui neste ano. Tem, a princípio, dois motores que produzem juntos 275 cv e 50,3 mkgf. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos. Seu conjunto de baterias de íons de lítio, com capacidade de 66,5 kWh, garante autonomia de até 449 km no ciclo WLTP, de acordo com a BMW. Desse modo, os dois carros estão programados para estrear em breve.

BMW Série 5 e i5

BMW /Divulgação
BMW/Divulgação

O sedã Série 5 chegará ao Brasil em versões híbridas plug-in. A 550e xDrive vem com motor 3.0 turbo e um elétrico para gerar 489 cv e 71,4 mkgf. Tem câmbio automático de oito marchas e tração integral. Já o 530e traz um 2.0 turbo combinado com a tecnologia eDrive para entregar 299 cv e 45,9 mkgf. De acordo com a BMW, o modelo pode rodar mais de 160 km com um litro de gasolina. Ademais, sua versão elétrica chegará na configuração M60. Tem, portanto, dois motores, um em cada eixo, 601 cv e 83,7 mkgf. O 0 a 100 km/h é feito em 3,8 segundos. A bateria de 81 kWh garante autonomia de até 582 km, de acordo com o ciclo WLTP.


BMW /Divulgação
BMW/Divulgação

Mini Cooper

Mini /Divulgação
Mini/Divulgação

Parte do BMW Group, a Mini também quer fazer bonito com seus carros no Brasil em 2024. Desse modo, importará o novo Cooper. As novidades estéticas traz novas lanternas pontiagudas ligadas por uma faixa preta. Já na dianteira permanecem os faróis arredondados. Nas laterais, o modelo está mais parrudo, as rodas são maiores e maçanetas ficam integradas à carroceria. Na mecânica, portanto, o Cooper terá configurações a gasolina (com o mesmo motor 1.5) e elétrica. A autonomia pode variar entre 320 km e 400 km, de acordo com o ciclo WLTP.


Mini Countryman

Mini /Divulgação
Mini/Divulgação

Outra novidade da Mini também está prevista para o mercado brasileiro: o SUV elétrico Countryman SE ALL4. O modelo tem tração integral e motor de 313 cv de potência e 50,3 mkgf de torque. Chega aos 100 km/h em 5,6 segundos. A montadora informa que a autonomia chega a 433 km (WLTP). No design, o Countryman recebe aparência mais robusta graças às grande caixas de rodas.

Toyota Yaris Cross

Toyota /Divulgação
Toyota/Divulgação

O aguardado Yaris Cross deve ser apresentado neste início de ano. No Brasil, o modelo vai disputar vendas diretamente com carros líderes no segmento, como Chevrolet Tracker, Honda HR-V e VW T-Cross. Seus preços devem ficar entre R$ 140 mil e R$ 180 mil na versão topo de linha. Por fim, o SUV vai estrear um novo conjunto híbrido flex com motor 1.5 e será mais simples e barato que o disponível em Corolla e Corolla Cross, por exemplo.

Toyota Yaris

Toyota /Divulgação
Toyota/Divulgação

A Toyota prepara, ainda, o lançamento da nova geração do Yaris. O compacto deve seguir o design apresentado para o Vios, sua versão asiática. Assim, terá inspirações claras nos sedãs Corolla e Camry. Com base na plataforma TGNA, o modelo vai brigar com carros como Volkswagen Virtus e Honda City na carroceria sedã. Já o motor 1.5 de até 110 cv deverá ser mantido, além do câmbio do tipo CVT. Entretanto, essa atualização pode ser interessante para o lançamento de uma possível versão híbrida flex.


Volkswagen T-Cross

Volkswagen /Divulgação
Volkswagen/Divulgação

Lançado em 2019, a T-Cross vai receber sua primeira reestilização por aqui. De novidade estética, um dos destaques é a dianteira, com novos para-choque e grade, que trará um filete de LED iluminado, além do fim dos faróis de neblina. O SUV compacto de cara nova será lançado no Brasil neste ano e é um dos carros mais aguardados. Mesmo em testes há algum tempo, a Volkswagen deve manter as versões 1.0 e 1.4 TSI, sem uma versão eletrificada, no entanto.

Volkswagen Amarok

Motor 1 Argentina /Reprodução
Motor 1 Argentina/Reprodução

A picape média Amarok também vai ganhar reestilização por parte da Volkswagen. Apesar de ser um modelo irmão da Ford Ranger, não terá uma nova geração, mas sim uma atualização extensa. As mudanças ajudarão a mantê-la competitiva frente à concorrência, tanto nos mercados argentino como brasileiro, por exemplo. Itens como o sistema VW Play atualizado, painel de instrumentos digital, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão com frenagem automática, por exemplo, vão estrear no modelo. Nada muda na mecânica, entretanto.

Omoda 5

Omoda /Divulgação
Omoda/Divulgação

Por fim, além de carros, o Brasil também receberá uma nova marca neste ano. A Omoda, uma das marcas carros de luxo da Chery, está programada para estrear no Brasil em 2024. E o SUV Omoda 5 dará o ponta pé inicial nas operações da empresa. Por aqui, o modelo chegará equipado com um motor elétrico de 224 cv de potência alimentado por bateria de 61 kWh. Dessa forma, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.


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