Você está lendo...
Veja dicas para guiar com segurança na chuva
Notícias

Veja dicas para guiar com segurança na chuva

Estar com a manutenção em dia e evitar situações de risco minimizam danos ao veículo e ao condutor

06 de jun, 2016 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja dicas para guiar com segurança na chuva
É importante em caso de alagamentos não tentar passar e esperar a água baixar

O alto volume de chuvas que caiu em São Paulo nos primeiros dias de junho (dados da Sabesp apontam que somente nos primeiros seis dias do mês já choveu mais da metade da média histórica do período) deve alertar os motoristas para o risco de enchentes.

Guiar em condições climáticas adversas exige atenção redobrada. Soluções arriscadas, como seguir outro carro em situações de alagamento aparente, são erros que devem ser evitados pelos condutores.

Publicidade


De acordo com o técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Emerson Farias, a mesma orientação vale para quem tem carros mais altos. “Mesmo mais seguros, devido à altura em que seus componentes estão instalados, a orientação é sempre não arriscar”, diz.

O técnico reforça que algumas medidas podem ser adotadas diante de fortes chuvas ou enchentes. “Em geral, quando a rua está coberta pela água, o motorista raramente consegue ver se há buracos ou barreiras na pista, o que agrava o cenário de possíveis acidentes. O melhor mesmo é encostar o carro, desligá-lo e aguardar pacientemente até que a água baixe para seguir caminho”.

Um dos problemas mais graves que pode ocorrer com carro em enchentes é o calço hidráulico, em que a água entra na câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura ar/combustível no seu interior, gerando um travamento que empena das bielas. Após isso, o motor fica inutilizando, necessitando de retífica, algo que nunca é barato.


Confira cinco dicas para garantir a sua segurança e evitar a exposição desnecessária do seu veículo:

1. Verifique o estado dos pneus e das palhetas de limpeza
2. Confira se as luzes de iluminação do carro estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.
3. Em casos de alagamento, não arrisque. Espere até que a água comece a baixar para seguir caminho
4. Se o carro morrer, não dê a partida novamente. Você pode piorar ainda mais o quadro de pane elétrica ou mecânica
5. A eficiência de seguir o rastro de outro carro é mito. A água pode voltar em formato de onda e prejudicar o sistema elétrico do carro


Deixe sua opinião