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Veja os atuais 10 carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil
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Veja os atuais 10 carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil

Toyota Corolla Cross é o veículo eletrificado mais vendido do País; Volvo, Caoa Chery e Porsche estão no "top 10" dos elétricos e híbridos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

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elétricos híbridos Toyota Corolla Cross
Mercado de eletrificados já atingiu total de 26.014 unidades vendidas nos cinco primeiros meses do ano
Crédito:Toyota/Divulgação

No primeiro quadrimestre deste ano, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) comemorou alta de 51% nos emplacamentos de carros eletrificados (elétricos e híbridos) na comparação com o mesmo período do ano passado. O número total chegou a 19.579 unidades, contra 14.989 em 2022. Isso é quase o número de vendas de todo o ano de 2020, com 19.745. Separando por categorias, foram 2.532 carros elétricos e 17 mil híbridos no período.



Só em abril, foram 4.793 elétricos e híbridos vendidos no Brasil. Isso, a princípio, dá 53,5% a mais que o número de abril de 2022, com 3.123. De acordo com a ABVE, a participação de mercado dos veículos leves eletrificados no mês de abril foi de 3,2% do volume total comercializado no País. Já em relação a março (5.989), os emplacamentos de abril caíram 20%. Mas a associação culpa o menor número de dias úteis do quarto mês do ano – que teve três feriados e cinco dias úteis a menos que o mês anterior.

elétricos
Corolla ocupa a vice-liderança dos eletrificados mais vendidos do Brasil (Toyota/Divulgação)

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Os dez carros elétricos e híbridos mais vendidos de abril:

1º) Toyota Corolla Cross (HEV) – 1.037
2º) Toyota Corolla Altis (HEV) – 529
3º) Caoa Chery Tiggo 5X (HEV) – 429
4º) Caoa Chery Tiggo 7 (HEV) – 243
5º) Caoa Chery Tiggo 8 (PHEV) – 209
6º) Volvo XC60 (PHEV) – 157
7º) Volvo XC40 (PHEV/BEV) – 140
8º) Audi Q5 (PHEV) – 139
9º) Porsche Cayenne (PHEV) – 132
10º) Land Rover Defender (PHEV) – 131

Maio tem alta em vendas

Para a ABVE, a tendência é que esses números cresçam ainda mais nos próximos meses. É tanto que, em maio, as vendas saltaram para 6.435. Isso, portanto, assinalou um novo recorde para a eletromobilidade no Brasil. Segundo a associação, trata-se da melhor marca mensal de vendas da história. O recorde anterior, de 6.391 emplacamentos, aconteceu em setembro de 2022. As vendas de maio também representam alta de 90% sobre os 3.387 de maio do ano passado.

As medições, a princípio, começaram em 2012. Desse modo, de janeiro daquele ano (quando somou apenas 9 unidades) até hoje, o número total de veículos leves eletrificados em circulação no Brasil chega a 152.453 unidades.


Confira as vendas do acumulado do ano (janeiro a maio) dos modelos eletrificados por versões:

1º) Toyota Corolla Cross XRX (HEV) – 3.979
2º) Toyota Corolla Altis Premium (HEV) – 2.289
3º) Caoa Chery Tiggo 5X Pro (HEV) – 1.757
4º) Caoa Chery Tiggo 8 Pro (PHEV) – 1.423
5º) Volvo XC60 T8 Plus (PHEV) – 846
6º) Caoa Chery Tiggo 7 Pro (HEV) – 828
7º) BYD Song Plus GS (PHEV) – 743
8º) Toyota Corolla Cross XRV (HEV) – 731
9º) Volvo XC60 T8 Ultimate (PHEV) – 529
10º) GWM Haval H6 GT (PHEV) – 518

elétricos
GWM/Divulgação

O que significam as siglas dos veículos híbridos?

E se você ficou confuso com as siglas nos nomes dos modelos listados acima, o Jornal do Carro te explica. Os veículos PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicles) são híbridos com motores a combustão e elétrico, e bateria recarregável em fonte externa. Já os BEV (Battery Electric Vehicles) são os totalmente elétricos, movidos exclusivamente por baterias.

Os HEV (Hybrid Electric Vehicles) têm motor a combustão e tração elétrica, mas sem recarga externa. Ou seja, não plugam em tomadas e eletropostos. Por fim, os MHEV (Mild Hybrid Eletric Vehicle) são os híbridos leves, que contam com gerador de 48 volts para ajudar na economia de combustível e redução de emissões. É, portanto, o híbrido mais barato.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.