Você está lendo...
Velocidade: 8 esportivos híbridos e elétricos
Notícias

Velocidade: 8 esportivos híbridos e elétricos

Carros de Ferrari, Porsche e McLaren aliam consumo baixo a aceleração e velocidade impressionante

08 de jun, 2014 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Velocidade: 8 esportivos híbridos e elétricos

Fruto da divisão de carros ecologicamente corretos da BMW, a “i”, o superesportivo híbrido i8 teve suas primeiras unidades entregues na Europa na semana passada. Até o ano que vem, deve ser vendido também no Brasil.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Porsche 918 Spyder estará no Salão de São Paulo
++ Avaliamos o SLS AMG Electric Drive

O i8 não é dos esportivos mais potentes; tem apenas 354 cv. No entanto, não é um bom exemplo do que os híbridos são capazes no quesito velocidade. Os últimos superesportivos lançados por marcas especializadas, como Porsche, McLaren e Ferrari, trazem esse tipo de propulsão e são capazes de “voar”, com desempenhos nunca antes atingidos por veículos dessas montadoras.

Publicidade


Tudo isso aliado a um consumo de combustível extremamente baixo, o que resulta em redução das emissões de poluentes. O 918 Spyder, da Porsche, por exemplo, leva apenas 2,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h consumindo apenas 3,3 litros de combustível a cada 100 km rodados. Isso equivale a cerca de 30 km/l.

Há ainda os puramente elétricos, embora esses modelos sejam mais raros. A autonomia desses carros ainda é um problema, tanto que o ícone deste grupo, o Tesla Roadster, deixou de ser produzido. Já a Audi abandonou os planos de lançar comercialmente o e-tron.

CONFIRA A LISTA DE ESPORTIVOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS


1 – LaFerrari


O exclusivo carro limitado a 499 unidades, já esgotadas, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Para isso, utiliza motor a combustão V12, com 800 cv, e um elétrico de 163 cv. Com quase 1.000 cv de potência, chega a 350 km/h. Foi vendido por US$ 3,3 milhões, que equivalem a cerca de R$ 7 milhões.


2 – Porsche 918 Spyder


O carro será vendido no Brasil, com encomendas a partir do mês que vem e exibição no Salão do Automóvel, em outubro. Por aqui, custará cerca de R$ 4 milhões. Combina propulsor 4.6 V8 de 608 cv a dois elétricos e tem total de 890 cv e 130 mkgf. Acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos. Serão trazidas duas unidades, das 918 produzidas, ao País.


3 – BMW i8


Não é um híbrido que impressiona pelos números. Sua proposta é mais ambiental. As primeiras unidades foram entregues na semana passada na Europa. Tem motor a diesel de 1,5 litro e 220 cv. Somado ao elétrico, são 354 cv e 5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.


4 – Mercedes SLS AMG Electric Drive


É o elétrico produzido em série mais potente do mundo. São 750 cv e 102 mkgf de torque produzidos pelos quatro motores elétricos. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, mas a velocidade máxima é limitada a 250 km/h.


5 – McLaren P1


São dois motores, um 3.8 V8 biturbo a gasolina e um elétrico. Essa combinação garante ao carro potência de 918 cv e capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. De acordo com a McLaren, todas as unidades estão esgotadas. Foram vendidas por US$ 1,15 milhão, equivalentes a pouco mais de R$ 2,5 milhões.


6 – Icona Vulcano


O carro tem duas combinações de propulsão híbrida. Uma combina um V6 biturbo de 557 cv a dois elétricos, de 162 cv cada. Na outra, um V12 de 801 cv trabalha em conjunto com apenas um elétrico, de 801 cv. Nos dois casos, o carro atinge 350 km/h e vai de 0 a 100 km/h em pouco menos de 3 segundos.


7 – Tesla Roadster Sport


É ícone e um dos pioneiros dos superesportivos ecologicamente corretos. Apesar de seu motor ter apenas 292 cv, graças ao torque instantâneo ele é capaz de atingir 100 km/h em apenas 3,7 segundos. A velocidade final, porém, é de apenas 200 km/h. Foi produzido até 2011.


8 – Audi e-tron


Por ora, a Audi abandonou o projeto de lançar comercialmente seu carro 100% elétrico. O protótipo, mostrado no Salão de Frankfurt de 2011, tem 333 cv e leva 4,8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.


Deixe sua opinião