Você está lendo...
Vendas de veículos 1.0 estão em queda
Notícias

Vendas de veículos 1.0 estão em queda

Após duas décadas de sucesso, os carros com motor 1.0 estão deixando de ser os queridinhos dos brasileiros. Enquanto as vendas de veículos novos registraram alta de 3,6% no primeiro trimestre (incluindo autos e comerciais leves), as de modelos 1-litro...

10 de abr, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Vendas de veículos 1.0 estão em queda

Líder de mercado há 23 anos, VW Gol acumulou nos três primeiros meses do ano 38.100 vendas, considerando só as configurações 1.0 (Foto: Volkswagen/Divulgação)

Após duas décadas de sucesso, os carros com motor 1.0 estão deixando de ser os queridinhos dos brasileiros. Enquanto as vendas de veículos novos registraram alta de 3,6% no primeiro trimestre (incluindo autos e comerciais leves), as de modelos 1-litro tiveram queda de 10,4% em relação ao mesmo período de 2010.

Em números absolutos isso representa 32 mil unidades a menos que as 310 mil emplacadas de janeiro a março do ano passado, de acordo com dados da Anfavea, a associação que reúne as montadoras do País. “E isso só vai piorar”, diz Paulo Garbossa, consultor da ADK Automotive.

Entre os fatores apontados pelo especialista está o aumento da oferta de modelos 1.4 e 1.6. “O consumidor, aos poucos, está mudando a maneira de comprar. Ele não faz questão de potência, mas exige desempenho satisfatório quando o carro está carregado e com ar-condicionado ligado. Isso, nenhum 1.0 dá.”

Publicidade


De acordo com Garbossa, essa queda nas vendas é uma tendência que será consolidada para equalizar o mercado. “Acredito que daqui há dez anos os modelos 1.0 não vão representar mais do que 25% do mercado total.”

O especialista vai além. “Isso será ótimo para o Brasil, pois não há mercado no exterior para modelos com propulsor de 1 litro.” Ele afirma que, de modo geral, lá fora esse tipo de motor só serve para equipar subcompactos que rodam em metrópoles.


Deixe sua opinião