Você está lendo...
Vídeo: picape para voar no Sertões
Notícias

Vídeo: picape para voar no Sertões

Fomos ao Paraná experimentar as emoções geradas pela nervosa L200 Protom feita pela oficina ProMacchina, com peças Mitsubishi, para o piloto Klever Kolberg correr o maior rali do Brasil, que começa nesta terça-feira, 9, em Goiânia

05 de ago, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Vídeo: picape para voar no Sertões

Nícolas Borges

Curitiba – Um dos carros candidatos à vitória no 19º Rally dos Sertões, que começa na terça-feira, dia 9, em Goiânia, acabara de fazer o primeiro teste de pista quando o repórter do JC assume o volante. Momento delicado.

Trata-se de uma L200 Protom, feita com peças da Mitsubishi pela oficina ProMacchina, de Campo Largo (PR), para correr em um dos maiores ralis do mundo. Ela será pilotada por um grande nome do esporte no Brasil, Klever Kolberg, bicampeão da prova e vice em 2010 com a primeira versão da picape. Cuidado total.

Publicidade


Até porque a estrada de terra é estreita e com tráfego. Mas mesmo acelerando de leve, dá para sentir a disposição do V6 3.8 da Pajero Ful, adaptado para queimar só etanol – o original é flexível. “No ano passado eu tinha de andar sempre com o motor (V6 3.5 da Triton) ‘esguelado’, mas agora ele empurra forte até com giro baixo”, afirma Kolberg.

Horas antes, a Protom havia sido testada no dinamômetro da ProMacchina. Resultado: 288 cv de potência e 38,2 mkgf de torque. O propulsor sai da fábrica com 38 cv e 4,6 mkgf a menos.


Conforme brinca o construtor, Mauricio Neves, a picape “é uma carretera off-road”. Referência ao tipo de máquina que dominou as pistas brasileiras na década de 60, caracterizada pela mistura de peças de veículos diferentes de uma mesma marca.

O construtor Mauricio Neves (à dir.) passa as primeiras instruções do protótipo para Klever Kolberg

A carroceria, por exemplo, é da L200 RS, de competição. Contudo, os balanços dianteiro e traseiro foram encurtados. E a frente nova ficou com jeito de Volkswagen, por causa dos faróis do Fox e dos traços da grade.

A boa dirigibilidade é ajudada pela direção com caixa de redução. Bem mais direta e precisa que a de qualquer picape de rua. O jipão da Mitsubishi também doou os subchassis, que ligam a carroceria às suspensões. Com dois amortecedores da argentina Baratec por roda, elas são feitas para trabalhar em alta velocidade, ‘flutuando’ sobre as irregularidades. Só que aí é com o Klever…


Clique aqui para assistir ao vídeo da Protom em ação

Viagem feita a convite da Valtra Dakar Eco Team

Os pneus são da marca BFGoodrich, na medida 235/85 R16 (Fotos: José Mário Dias/Divulgação)


Deixe sua opinião