A Volkswagen celebra nesta quinta-feira, 23 de março, os 70 anos da empresa no Brasil. A marca iniciou suas atividades no País nesta mesma data do ano de 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP). Pois, tal como fez há 20 anos no lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro flex nacional, a montadora anuncia o início da eletrificação no Brasil. E confirma o lançamento do SUV elétrico VW ID.4 no segundo semestre deste ano.
O Jornal do Carro já testou o ID.4 e o hatch ID.3 em dezembro de 2021. Ambos têm o pacote de baterias de 58 kWh no assoalho, o que baixa o centro de gravidade e ajuda na estabilidade. Além disso, o motor elétrico fica junto ao eixo traseiro e tem 150 kW de potência, o equivalente a 204 cv, e um torque máximo (e instantâneo) de 31,6 mkgf.
Contudo, tem versão AWD, que adiciona um motor no eixo dianteiro e usa baterias de 82 kWh. Neste caso, a potência máxima alcança 300 cv. Assim, a autonomia do hatch ID.3 chega a 426 km (ciclo WLTP), de acordo com a Volkswagen, enquanto o SUV roda entre 386 km a 522 km, a depender do tipo de tração e do modo de condução.
Em termos de espaço, o ID.4 tem porte médio. Dessa forma, é maior que Jeep Compass e Kia Sportage, por exemplo, mas menor que o Jeep Commander de 7 lugares. Na régua, são 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com distância entre-eixos de 2,76 m, e um porta-malas de 543 litros. Ou seja, espaço para uma família de até cinco pessoas.
Volkswagen terá 15 lançamentos até 2025
Além do ID.4, a Volkswagen confirmou que vai lançar 15 novos veículos no País até 2025, principalmente flex e elétricos. Mas, dentro da ofensiva de produtos, alguns já estrearam, como Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track, Gol Last Edition, Novo Polo GTS, Virtus 2023 e Polo Track 1st Edition. Ou seja, a montadora tem oito lançamentos até 2025.
Alguns deles o JC já antecipou longo das últimas semanas. Por exemplo, o novo Volkswagen Tiguan Allspace voltará em breve renovado do México, com a reestilização de meia vida feita no fim de 2021. A marca também vai lançar nos próximos meses a atualização do SUV compacto T-Cross, que, assim como o Tiguan, ganhará mudanças visuais.
A marca alemã também acelera para lançar novidades no mercado de picapes. Para isso, fará mais uma atualização na atual Amarok, que é feita na Argentina. Bem como vai reformar a picape compacta Saveiro, que seguirá na atual geração pelo menos até 2025, quando deverá ganhar uma reformulação completa com versão híbrida flex.
Entre os carros elétricos, além do ID.4, a marca deverá vender no País o hatch ID.3. Da mesma forma, deve trazer a van ID.Buzz, a nova Kombi elétrica. Todos os modelos da gama ID estão em testes no Brasil e deverão ser comercializados dentro de dois anos.
Depois disso, outros modelos a bateria virão, inclusive o futuro hatch de entrada da marca, que terá preço mais acessível e chega em 2025. Tal como contamos no JC, o conceito ID.2 All antecipa o futuro Golf elétrico, que terá preço na faixa de US$ 25 mil (menos de R$ 150 mil).
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!