Você está lendo...
Volkswagen nega fim do Voyage, mas sedã logo sairá de linha com o Gol
Mercado

Volkswagen nega fim do Voyage, mas sedã logo sairá de linha com o Gol

Revendedores da Volkswagen não recebem unidades do sedã há semanas, e modelo será aposentado em breve; Gol dura só até dezembro

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Voyage e Gol já estão fora do catálogo de vendas diretas
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen está muito próxima de aposentar seus dois modelos mais populares do mercado brasileiro. Tanto o hatch Gol quanto o sedã Voyage sairão de linha até dezembro, conforme o Jornal do Carro já antecipou há meses. Procurada pela redação do JC, a VW, sem mais detalhes, garante que a produção da dupla segue normalmente. A marca até enviou uma foto (abaixo) da linha de produção da fábrica de Taubaté (SP) com o sedã na linha de montagem.

Vote agora nos finalistas do Jornal do Carro no Prêmio Mobilidade Estadão!

Volkswagen
Automotive Business/Reprodução

Publicidade


Tudo porque, nesta semana, o site Automotive Business publicou reportagem afirmando que o Voyage saiu de linha em definitivo. De acordo com a publicação, dez concessionárias no País foram consultadas e, então, confirmaram que não recebiam o sedã há semanas. Mas, apesar da fabricante reafirmar a continuidade do modelo, ele não dura até dezembro. Da mesma forma, o Gol – já fora do catálogo de vendas diretas – também está com os dias contados.

Ainda sobre o Voyage, a reportagem do Automotive Business enfatiza que “várias lojas da rede reafirmaram que não recebem mais (o sedã) há meses”. E mais: os mesmos revendedores afirmaram que a própria montadora disse que o Voyage saiu de produção e que não é mais possível encomendar novas unidades do modelo. Dessa forma, restam apenas as unidades que estão em estoque em alguns concessionários pelo País.

Volkswagen/Divulgação

Por que vai sair de linha?

Há 14 anos na atual geração, o sedã derivado do Gol completou quatro décadas de existência no ano passado. Por isso, esbarra na desatualização frente à concorrência. Por se tratar de um projeto antigo, sofre por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios.

Mesmo antigo e disponível em versão única com motor 1.0 flex de 84 cv, o Voyage continua a emplacar bem amparado. Mas subiu muito de preço e começa atualmente em R$ 89.850. No acumulado de 2022, já emplacou 23.020 unidades. O número é maior que o de modelos como Honda City, por exemplo, que venderam pouco menos que essa média no período. Contudo, cabe salientar que mais de 97% das vendas do três-volumes são diretas.

Volkswagen gol sair de linha
Volkswagen/Divulgação

Gol também está perto do fim

Há 42 anos no mercado brasileiro, o Gol também vai sair de linha em breve. A data exata ainda é um mistério, mas tudo indica que não passa deste dezembro. Assim, o hatch será substituído pelo Polo Track, que será o novo carro de entrada da Volkswagen.

À exemplo do Voyage, o Gol emplacou bons números nos últimos meses. Em setembro, foram 5.773 unidades, resultado que colocou o veterano hatch no 9º lugar do ranking geral de vendas de carros e comerciais leves no Brasil. Ou seja, vendeu mais que o Renault Kwid (10º lugar), carro mais acessível no País com tabela de R$ 62.990. Atualmente, o Gol custa a partir de R$ 77.250 em única versão de acabamento e o mesmo motor do Voyage.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião