Você está lendo...
Volkswagen Polo vai mudar na linha 2022, mas não muito
Notícias

Volkswagen Polo vai mudar na linha 2022, mas não muito

Hatch será reestilizado este ano na Europa com inspiração no novo Golf, mas o Polo nacional só receberá as mudanças em 2022

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

14 de jan, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen Polo reestilizado é flagrado em testes na Europa e chega em 2022 no Brasil
Crédito:S. Baldauf/SB-Medien for CarScoops

A Volkswagen deu início à fase de testes de rua com o novo Polo na Europa. E não demorou até o hatch ser clicado pelos paparazzis. Assim, os flagras da agência SB-Medien, publicados no site Carscoops, revelam a reestilização do modelo quase por completo.

O novo Polo tem o design claramente inspirado na oitava geração do Golf, sobretudo na dianteira. O flagra mostra que os novos faróis ficarão muito parecidos com os do hatch médio, enquanto o para-choques tentará dar um toque a mais de esportividade.

A plástica não vai alterar em quase nada o desenho das laterais do Polo. Contudo, a traseira terá novidades. A parte inferior do para-choques, por exemplo, exibe dois escapes de mentirinha, com bordas cromadas. E as lanternas estão disfarçadas, mas vão invadir a tampa, tal como no Golf.

Publicidade


Volkswagen Polo reestilizado é flagrado em testes na Europa e chega em 2022 no Brasil
SB-Medien/Reprodução/Carscoops

Versão híbrida leve

Da mesma forma que no design, o Polo seguirá os passos do Golf da mecânica. A reestilização vai trazer para o hatch compacto uma nova versão híbrida leve (Mild Hybrid), equipada com uma bateria de 48 Volts que possibilita economizar combustível e reduzir emissões.

Já em relação ao interior, é esperado que o Polo reestilizado traga novos materiais que transmitam sensação de maior requinte. No Brasil, é certo que o modelo ganhará a nova central multimídia Volkswagen Play, que estreou no crossover Nivus e já está disponível no SUV T-Cross.


Entretanto, as mudanças por aqui ainda vão demorar um pouco. A previsão é de que o novo Polo seja revelado na Europa neste ano. Dessa maneira, a atual 6ª geração do hatch, lançada em setembro de 2017, mudará por aqui em 2022, quando terá outras novidades para além do design.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Versão básica inédita

Ao mesmo tempo em que trabalha na reestilização do Polo, a Volkswagen está criando uma nova versão simplificada do hatch. Esta será destinada a brigar por volume, podendo substituir de uma só vez o Up!, o Gol e o Fox. A produção do modelo será feita na fábrica de Taubaté.


Em setembro de 2020, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) anunciou um acordo com a VW para produzir um novo veículo na fábrica da montadora na cidade. Este modelo é o Polo Track, a versão aventureira que vai concorrer com Fiat Argo Trekking e Renault Stepway.

Entretanto, a unidade da Volkswagen em Taubaté não produzirá só o Polo aventureiro. Está prevista a montagem de uma nova versão de entrada do hatch, identificado como Polo LA K1. Especula-se que este modelo poderá ser o Polo básico, que vai substituir o atual trio de compactos da marca.

polo track
Projeção @kdesignag

Polo: De renegado a solução?

Diferente do Gol, que é um projeto brasileiro e foi líder de vendas por duas décadas e meia, o Polo sempre teve um posicionamento mais premium. Isso inclusive fez com que o modelo da geração anterior parasse no tempo e saísse de linha, por exigir alto investimento para a renovação.

Pois bem, com a plataforma modular da montadora alemã, o Polo vai dar origem ao substituto do Gol. Dessa forma, o novo futuro hatch de entrada da Volkswagen atenderá aos requisitos mínimos de segurança e emissões na região do Mercosul, podendo ser amplamente exportado.



Deixe sua opinião