Você está lendo...
Voltswagen: a brincadeira de 1º de abril da Volkswagen que deu errado
Notícias

Voltswagen: a brincadeira de 1º de abril da Volkswagen que deu errado

Era para ser uma pegadinha do Dia da Mentira, mas o anúncio da troca de nome da VW dos EUA por "Voltswagen" criou uma confusão

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

31 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Voltswagen
Volkswagen dos EUA anuncia mudança de nome para Voltswagen, mas brincadeira acabou em confusão com "fake news"
Crédito:Voltswagen/Divulgação

As brincadeiras do Dia da Mentira são comuns na indústria de carros. Há dez anos, a BMW anunciou uma picape com motor V8 baseada no esportivo M3. O modelo nunca foi produzido. Era pegadinha de 1º de abril. Pois a Volkswagen dos Estados Unidos anunciou na terça-feira (30/3) que mudou de nome para “Voltswagen“. Só que o boato enganou muita gente.

Após a notícia rapidamente se espalhar na imprensa e nas redes sociais pelo mundo, a matriz da montadora na Alemanha interveio e emitiu comunicado negando o fato. A brincadeira com o nome Voltswagen não veio ao acaso: a mudança foi anunciada como um marco da nova fase da marca alemã como fabricante de veículos elétricos.

Publicidade


Comunicado induziu “fake news”

O anúncio da troca de nome foi bem feito pela Volkswagen norte-americana, a ponto de induzir notícias falsas. A montadora divulgou press-release em que explicava os motivos da adoção do nome Voltswagen, bem como continha fala de executivo. Nas redes sociais, um vídeo de 15 segundos mostrava a letra “K” sendo substituída pela letra “T”.

O CEO da Volkswagen of America (e, supostamente, chefe executivo da Voltswagen) também está no texto. Scott Keogh afirma no comunicado de mentirinha que a montadora vai construir carros elétricos para todos e “não apenas (para) milionários”. Esses elementos deram caráter oficial, mas a marca só se pronunciou sobre a brincadeira no fim do dia.



Voltswagen VW ID.4
Volkswagen/Divulgação

Carona no lançamento do SUV elétrico ID.4

Da mesma maneira, a postagem feita na conta oficial da montadora no Twitter levou internautas a acreditarem na pegadinha. “Nós sabemos, 66 é uma idade incomum para mudar de nome, mas sempre fomos jovens no coração. Apresentamos a Voltswagen. Semelhante a Volkswagen, mas com um foco renovado na direção elétrica. Começando com nosso novo SUV elétrico, o ID.4 – disponível hoje. #Voltswagen # ID4”.

A peça (pregada pela montadora) pegou carona no lançamento do SUV elétrico ID.4, que acaba de estrear nos EUA. O segundo modelo da família de elétricos ID entrou em produção há poucos meses e pretende, assim, inserir a VW na briga direta com a Tesla, atual referência entre marcas de carros movidos por baterias. Nos últimos dias, a Volkswagen confirmou que vai lançar duas picapes elétricas. Mas essa notícia é verdadeira.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião