Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

31/03/2021 - 4 minutos de leitura.

Voltswagen: a brincadeira de 1º de abril da Volkswagen que deu errado

Era para ser uma pegadinha do Dia da Mentira, mas o anúncio da troca de nome da VW dos EUA por “Voltswagen” criou uma confusão

Voltswagen
Volkswagen dos EUA anuncia mudança de nome para Voltswagen, mas brincadeira acabou em confusão com "fake news" Crédito: Voltswagen/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

As brincadeiras do Dia da Mentira são comuns na indústria de carros. Há dez anos, a BMW anunciou uma picape com motor V8 baseada no esportivo M3. O modelo nunca foi produzido. Era pegadinha de 1º de abril. Pois a Volkswagen dos Estados Unidos anunciou na terça-feira (30/3) que mudou de nome para “Voltswagen“. Só que o boato enganou muita gente.

Após a notícia rapidamente se espalhar na imprensa e nas redes sociais pelo mundo, a matriz da montadora na Alemanha interveio e emitiu comunicado negando o fato. A brincadeira com o nome Voltswagen não veio ao acaso: a mudança foi anunciada como um marco da nova fase da marca alemã como fabricante de veículos elétricos.

Comunicado induziu “fake news”

O anúncio da troca de nome foi bem feito pela Volkswagen norte-americana, a ponto de induzir notícias falsas. A montadora divulgou press-release em que explicava os motivos da adoção do nome Voltswagen, bem como continha fala de executivo. Nas redes sociais, um vídeo de 15 segundos mostrava a letra “K” sendo substituída pela letra “T”.

O CEO da Volkswagen of America (e, supostamente, chefe executivo da Voltswagen) também está no texto. Scott Keogh afirma no comunicado de mentirinha que a montadora vai construir carros elétricos para todos e “não apenas (para) milionários”. Esses elementos deram caráter oficial, mas a marca só se pronunciou sobre a brincadeira no fim do dia.



Voltswagen VW ID.4
Volkswagen/Divulgação

Carona no lançamento do SUV elétrico ID.4

Da mesma maneira, a postagem feita na conta oficial da montadora no Twitter levou internautas a acreditarem na pegadinha. “Nós sabemos, 66 é uma idade incomum para mudar de nome, mas sempre fomos jovens no coração. Apresentamos a Voltswagen. Semelhante a Volkswagen, mas com um foco renovado na direção elétrica. Começando com nosso novo SUV elétrico, o ID.4 – disponível hoje. #Voltswagen # ID4”.

A peça (pregada pela montadora) pegou carona no lançamento do SUV elétrico ID.4, que acaba de estrear nos EUA. O segundo modelo da família de elétricos ID entrou em produção há poucos meses e pretende, assim, inserir a VW na briga direta com a Tesla, atual referência entre marcas de carros movidos por baterias. Nos últimos dias, a Volkswagen confirmou que vai lançar duas picapes elétricas. Mas essa notícia é verdadeira.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Volkswagen Polo 1.0 Comfortline 200 TSI Automatico