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Volvo revela fotos e detalhes do Concept Coupé
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Volvo revela fotos e detalhes do Concept Coupé

Gustavo Henrique Ruffo A Volvo revelou agora há pouco todas as fotos de sua estrela no Salão de Frankfurt, o... leia mais

28 de ago, 2013 · 10 minutos de leitura.

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 Volvo revela fotos e detalhes do Concept Coupé
Gustavo Henrique Ruffo

A Volvo revelou agora há pouco todas as fotos de sua estrela no Salão de Frankfurt, o Concept Coupé. Chamado pela empresa de o P1800 da próxima geração. Segundo a empresa, isso é mais do que mero marketing: o Concept Coupé, com um novo nome (talvez o mesmo do clássico), tem todas as condições de chegar à linha de produção. Se não chegar, vai dar à marca sua nova identidade visual, que ficou de tirar o chapéu. Basta ver abaixo.

Boa aparência não é tudo para este futuro cupê. Ele também traz a plataforma modular da Volvo à vida. Ela será chamada de SPA, sigla de Scalable Product Architecture, ou arquitetura de produto expansível. A sigla já dá a letra: essa plataforma permitirá produtos de diferentes dimensões, a exemplo do que a Volkswagen fará com a MQB.

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Seu motor também é de produção em série. Será um 2.0 a gasolina de altíssima performance, chamado de Drive E. Ele alia compressor mecânico e turbo em um só conjunto, para ter linearidade de desempenho. Em baixas rotações, o compressor empurra o ar para dentro do motor. Em altas, o turbo. Aliado a ele, a marca colocará um motor elétrico nas rodas traseiras, cujas baterias poderão ser recarregadas na tomada. O conjunto híbrido plug-in renderá cerca de 400 cv e mais de 60 mkgf de torque.


Essa vista do interior mostra que o Concept Coupé será um belo 2+2.

Essa é outra imagem do interior, que mantém a elegância dos modelos atuais. Veja o vídeo abaixo:



Além dele, o carro já tem uma galeria de fotos para lá de completa. Vale conferir todos os detalhes.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.