A atual oitava geração do VW Golf está próxima de receber sua reestilização de meia vida na Europa. O lançamento será em 2024. E a principal novidade deverá ser o fim da oferta (histórica) de câmbio manual no hatch médio. Isso acontecerá por causa dos novos limites de emissões mais rigorosos propostos no padrão Euro 7. Caso as regras sejam validadas da forma como estão na proposta, o Golf e vários outros carros irão abandonar a transmissão.
A montadora evidentemente ainda não confirma a informação. Mas, segundo declarou Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, à revista inglesa Autocar, “não haverá um (novo Golf) com câmbio manual”. Assim, por ora, resta aguardar os detalhes da próxima fase do programa europeu de controle da poluição do ar pelos veículos.
De toda forma, conforme os dados oficiais da VW, o Golf com pedal de embreagem efetivamente polui mais. Na atual geração, o hatch médio – na famosa versão esportiva GTI – emite 162 g/km de CO2 com câmbio manual e 160 g/km com a caixa automatizada de dupla embreagem. Ou seja, o câmbio DSG de sete marchas não é apenas mais rápido nas mudanças, como também faz o hatch queimar menos gasolina – e, então, emitir menos gases.
Novo Golf 2024 longe do Brasil
O VW Golf tem versões com câmbio manual desde a sua primeira geração, lançada em 1974. Quando a atual oitava geração estreou, a opção só foi retirada do esportivo GTI, continuando manual nas versões Comfortline e Highline. Contudo, agora se espera que as todas versões do Golf, incluindo a icônica GTI com seu estofado xadrez, sejam automáticas. Um retrato dos novos tempos, em que as montadoras precisam largar o passado e zerar o carbono.
Na Europa, existem alguns modelos que ainda oferecem câmbio manual. Entretanto, na gama da VW, as novas gerações de Tiguan e Passat serão somente automáticas. Em parte, a mudança contempla um movimento forçado pelo limites bem mais exigentes do Euro 7. E que deve incluir modelos menores, como o Polo, por exemplo – que é feito no Brasil. Mas o fim do câmbio manual também reflete a eletrificação e a rápida transição para os carros elétricos.
No Brasil, o predomínio do câmbio automático é realidade entre os SUVs. Vários dos modelos mais vendidos, como Chevrolet Tracker e VW T-Cross, por exemplo, não dispõem de opção com embreagem. Seja como for, o novo VW Golf 2024, além de abandonar o câmbio manual, também ganhará em breve uma nova versão totalmente elétrica – que pode, inclusive, ser o ID.2, futuro hatch de entrada da linha ID. Aí talvez o Golf volte para cá.
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