O Grupo Volkswagen prometeu legalizar todos os motores a diesel manipulados para fraudar testes governamentais de emissões de poluentes nos Estados Unidos e Europa. Até agora, foi confirmado que 10,8 milhões de veículos das marcas Volkswagen, Volkswagen Comercial, Audi, Seat e Skoda receberam software para “enganar” as avaliações.
A legalização, segundo especialistas, deve passar por duas fazes: a atualização do software que possibilitou a fraude e outras modificações no motor.
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Para carros envolvidos produzidos até 2011, apenas a atualização será necessária, de acordo com Marc Trahan, que foi vice-presidente de qualidade do Grupo VW. Já os fabricados a partir de 2012 trazem um sistema de controle de emissões muito mais sofisticado e caro.
No caso desses carros, Trahan acredita a solução vai acarretar em perda de desempenho e aumento do consumo de combustível e redução período de manutenção. Embora não tenha detalhado, isso deverá ocorrer porque os motores não receberam uma solução de ureia, que reduz as emissões de óxido nitroso, mas deixaria cada carro 300 euros mais caro (cerca de R$ 1.500).
Então, eles passam a consumir mais ureia que o ideal, o que acarreta em redução do período de preenchimento do produto de 16 mil para 8 mil km.
Para regularizar as emissões, terá de ser instalado um dispositivo para injeção da solução de ureia, reduzindo a queima de óxido nitroso, o que tem consequências para o desempenho e o consumo.