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VW ID1 é a versão elétrica do futuro Up!
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VW ID1 é a versão elétrica do futuro Up!

Segundo executivo da VW, o nome Up! pode voltar no hatch elétrico ID.1; modelo pode ter 260 km de autonomia e preço abaixo dos R$ 100 mil

15 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

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VW up
Novo subcompacto elétrico terá preço abaixo dos R$ 100 mil na Europa
Crédito:Divulgação/Autocar

Aposentado no Brasil desde 2021, o Volkswagen Up! pode retornar de vez ao mercado global. O subcompacto da marca alemã saiu de linha na Europa em 2023, onde estava disponível apenas na versão elétrica. Seja como for, os planos da VW incluem um elétrico mais acessível para aumentar a competitividade. Dessa forma, como já é de conhecimento geral, trabalha no hatch ID.1 para ser o elétrico de entrada da montadora. No entanto, segundo a Autocar, a grande novidade é que o modelo pode ser batizado de Up!.

Mas não para por aí. Além do nome, é possível que o novo elétrico compartilhe algumas características com o antigo hatch. De acordo com o chefe de desenvolvimento técnico da VW, Kai Grünitz, o ID.1 “estará próximo do Up! no que diz respeito ao uso”. Aliás, a previsão é de que a produção comece nos próximos três anos. Ou seja, não veremos o modelo pronto antes de 2027. Além disso, a expectativa é de que o novo modelo elétrico da marca tenha preço abaixo dos R$ 100 mil na Europa.



Up!
Divulgação/Volkswagen

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O executivo chegou a citar o ID2all, que terá um custo próximo de 25 mil euros. Ou seja, cerca de R$ 134 mil. No entanto, afirmou que a marca precisa de um veículo ainda mais acessível. “Você precisa ter um carro menor que é mais acessível para uma base de clientes mais ampla. É por isso que estamos indo para os 25 mil euros para o ID2all e estamos investidos na fase de desenvolvimento de um veículo abaixo dos 20 mil euros – esta é a Volkswagen”, disse à Autocar.

VW promete preço acessível

Seja como for, o projeto do possível novo Up! elétrico vai contar com uma nova plataforma. Afinal, a VW pretende lançar o modelo com uma redução de custos significativa. Assim, de acordo com Grünitz, não será possível utilizar a base MEB Entry, do ID.2. O executivo ainda fala que os níveis de autonomia e funções de conectividade não serão os mesmos dos modelos elétricos mais caros. Segundo ele, é necessário um carro que atenda às demandas dos clientes “nessa faixa de preço”.

Volkswagen VW
Volkswagen ID.2 – Volkswagen/Divulgação

Com base nesse projeto, a VW vai reduzir algumas funções. Por exemplo, o ID.1 será equipado com capacidade para abastecer em estações rápidas de 200 kW. Além disso, pode não contar com o sistema de infoentretenimento, ou seja, o usuário poderia controlar os comandos pelo smartphone, por exemplo. Quando o assunto é autonomia, o executivo menciona a faixa dos 260 km, mesmo alcance do falecido e-Up!. Mas, o projeto ainda é um mistério. Então, resta esperar para ver como e quando a VW terá esse novo elétrico acessível.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.