Após apresentar o Polo Track 2023 no Brasil, a Volkswagen começa a vender o novo hatch de entrada que chega para substituir o Gol. O modelo finalmente está disponível no configurador do site brasileiro da marca alemã. Com produção em Taubaté (SP), o compacto é a versão mais simples do novo Polo 2023, com motor 1.0 flex de três cilindros e até 84 cv, e o câmbio manual de cinco marchas. O conjunto mecânico, portanto, mira o baixo consumo.
O preço de saída é basicamente o mesmo do veterano Gol, mas os modelos não têm parentesco, já que o Polo Track utiliza a plataforma modular MQB-A0, mesma arquitetura presente nos demais carros da marca no País, tais como Nivus e T-Cross. Ou seja, o Polo “simplificado” é bem mais moderno que o Gol e vem com preço competitivo para brigar pela liderança contra Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, dupla que domina a categoria atualmente.
Preços e equipamentos
Disponível em versão única, o novo VW Polo Track tem a gama mais simples possível. Há um kit opcional no modelo, o Rádio Media Plus II de R$ 900. A pintura também é cobrada à parte. O preto Ninja é padrão (sem custo), mas o branco Cristal (sólido) custa R$ 900. Além disso, quem optar pelas pinturas metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum terá um acréscimo de R$ 1.650.
Assim, o preço do hatch alcança R$ 81.640 quando completo. O kit do rádio/Bluetooth incluí porta USB-C e comandos no volante. Na segurança, há quatro airbags (frontais e laterais), ABS, ancoragem Isofix, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, bloqueio do diferencial (EDS), além de assistente de saída em rampas. Na lista de conforto, destaque para ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos e LEDs diurnos nos faróis.
Polo Track tem série especial de lançamento
Para marca o lançamento do Polo Track, a Volkswagen apresentou a série especial 1st Edition com produção limitada a mil unidades. A versão traz itens exclusivos e tem tabela de R$ 88.990, ou seja, o modelo é R$ 4,5 mil mais caro que a versão de entrada do Polo 2023. Em comum, tanto Polo Track 1st Edition quanto Polo têm câmbio manual de cinco marchas e motor 1.0 flexível. Assim, a diferença está nos detalhes estéticos e na lista de equipamentos.
Curiosamente, o Polo Track 1st Edition tem a mesma pintura vermelha e o teto preto do Gol Last Edition, série especial de despedida do antigo hatch. Outros detalhes em comum são os adesivos nas colunas traseira, bem como faixa preta na tampa do porta-malas. As rodas são de aço de 15 polegadas com calotas plásticas pintadas de preto brilhante.
Segundo a VW, por dentro há detalhes como soleiras nas portas feitas de alumínio. Assim, também remetem às da edição final do Gol. Por fim, os bancos dianteiros são inteiriços, com apoios de cabeça integrados. Há também revestimentos de painéis alusivos à edição.
Gol e Voyage se despedem
Enquanto o Polo Track acaba de entrar no configurador do site brasileiro da VW, o Voyage saiu da página e despediu-se de vez do mercado. O sedã de entrada deixou de ser produzido junto com o hatch Gol, que ainda consta entre os modelos disponíveis. Para o lugar do Voyage, a VW acaba de lançar o Virtus 2023, que passa, então, a ser o sedã mais barato da marca no Brasil. Ou seja, resta apenas remover o Gol do configurador para concluir a renovação.