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VW Polo, Virtus, Nivus e T-Cross terão sistema híbrido flex no Brasil
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VW Polo, Virtus, Nivus e T-Cross terão sistema híbrido flex no Brasil

Novo presidente da VW na América do Sul inaugura centro de P&D em São Paulo que vai criar sistema híbrido flex para os compactos nacionais

Diogo de Oliveira

23 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Volkswagen Polo Highline 2023
VW quer incorporar nomes de clássicos ao prenome ID para cair nas graças da clientela
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO

A Volkswagen inaugurou um novo centro de pesquisa e desenvolvimento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sede da montadora no País. Tal como contamos no Jornal do Carro em julho de 2021, a VW trabalha em um sistema híbrido flex para os seus carros nacionais. A tecnologia vai equipar ao menos cinco modelos da marca: o hatch Polo, o sedã Virtus, os SUVs Nivus e T-Cross, e a nova Saveiro – todos feitos sobre a base MQB-A0.

O novo centro de P&D da Volkswagen tem sede e liderança da filial brasileira. O plano é desenvolver “soluções tecnológicas com base em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes”. Ou seja, a VW pretende criar carros eletrificados movidos a etanol. E, portanto, oferecer uma tecnologia similar ao híbrido flex da Toyota. Inclusive, o sistema da montadora alemã deverá usar a sigla “e-TSI” para indicar as versões eletrificadas.



VW quer híbrido flex barato

O mais provável é que a VW desenvolva um sistema que combine o motor 1.0 TSI turbo flex a outro elétrico. Juntos, poderão entregar cerca de 130 cv. Este é o conjunto para Polo, Virtus, Nivus e T-Cross a partir de 2024. Da mesma forma, pode apostar na união do motor 1.4 TSI com outro elétrico. No Jetta Hybrid de uma década atrás, gerava 170 cv e 25,5 mkgf, com aceleração de zero a 100 km/h em 8 s. Além disso, fazia até 20,4 km/l na estrada.

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Volkswagen híbrido flex
Volkswagen/Divulgação

Entretanto, ainda não está claro em qual o tipo de tecnologia a alemã apostará. Se será um sistema híbrido completo, como no Corolla sedã e no SUV Corolla Cross. Ou um híbrido leve de 48 volts, que é mais simples e barato. Ou ainda um sistema elétrico que traz um motor gerador a etanol, como é o caso do sistema e-Power, em desenvolvimento pela Nissan.

Tecnologias para mercados emergentes

A inauguração do centro de P&D ficou a cargo do presidente da VW na América do Sul, Alexander Seitz. Sem dar detalhes dos projetos, o executivo explicou que o departamento vai estudar tecnologias para a redução das emissões de CO2 com base no uso de biocombustíveis, como o etanol, que tem origem renovável e é “mais limpo” que a gasolina e o diesel. Além disso, segundo Seitz, o futuro sistema híbrido terá como destino os países emergentes.


Por causa disso, o projeto envolverá engenheiros de outras nacionalidades e marcas, como a Skoda, fabricante da República Tcheca que pertence ao grupo VW. No comunicado, a Volkswagen informa que as novas tecnologias com foco na “descarbonização” serão implementadas em mercados como Índia e países da África, América Latina e Ásia.

“A descarbonização é um dos pilares mais importantes da estratégia da Volkswagen no mundo. A empresa tem como objetivo ser neutra em carbono até 2050. Por isso, sediar o ‘Way to Zero Center’ na América do Sul é motivo de satisfação. E também um grande desafio no desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2“, resume Alexander Seitz.

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.