Após 12 anos de história, o Volkswagen Up! saiu de linha na Europa. Isso já era esperado, afinal, há algum tempo circulavam rumores sobre isso na imprensa internacional. A primeira versão a se despedir é a esportiva GTi, com motor 1.0 de 115 cv. Logo em seguida, as demais configurações, inclusive a elétrica, deixarão de ser produzidas. Assim, serão feitas apenas unidades para atender as últimas encomendadas.
Feito na Europa desde 2011, o compacto da VW emplacou cerca de 973 mil unidades, considerando apenas as versões com motor a combustão. Entretanto, incluindo o elétrico Up! EV, a marca ultrapassa a casa de um milhão de vendas. No Brasil, o hatch compacto saiu de cena em 2021.
Por aqui, o Up! estreou em 2014. Contudo, saiu de linha para abrir espaço para outros modelos na fábrica de Taubaté (SP). Entre eles está, por exemplo, o Polo Track. Ou seja, o novo carro de entrada da marca que vai substituir o Gol. Vale lembrar que, desde o anúncio do fim do Up!, outros carros da VW também saíram de linha, como Fox e Voyage.
Up! GTi
Seja como for, o Up! GTi fez bastante sucesso na Europa. Principalmente por causa da pegada esportiva. Sob o capô estava o motor 1.0 turbo de 115 cv de potência e 20 mkgf de torque. O câmbio era o manual de seis marchas com relações mais curtas. Com esse conjunto, o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Já a velocidade máxima era de 196 km/h.
Em relação ao visual, o modelo tinha detalhes vermelhos em várias partes. Além disso, a cabine também tinha acabamento esportivo. Aliás, o tecido xadrez dos revestimentos dos bancos, por exemplo, era igual do Golf esportivo.
Versão elétrica não chegou ao Brasil
Já a versão elétrica e-Up! estreou na Europa em 2013. Entretanto, foi apenas em 2019 que ela caiu nas graças do público, quando recebeu retoques no visual e a autonomia passou a ser de 260 km. A variante, inclusive, foi cotada para vir ao Brasil. No entanto, o lançamento nunca chegou a ocorrer.
Em agosto de 2022, o VW e-Up! estreou no Uruguai com preço de US$ 38.990. Ou seja, uns R$ 200 mil atualmente, na conversão direta, sem taxas. Essa foi a última esperança do modelo chegar ao mercado brasileiro. A versão elétrica do hatch era importada da Alemanha.
De acordo com a VW, o motor elétrico tem potência de 61 kW, equivalentes a 83 cv. O torque máximo é de 21,4 mkgf. Como resultado, o compacto pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e chegar a 130 km/h. Além disso, as baterias têm capacidade de 32,3 kWh e o consumo é de 17,3 kWh/100 km.