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VW e-Up! elétrico chega à América do Sul com preço de SUV Taos
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VW e-Up! elétrico chega à América do Sul com preço de SUV Taos

VW e-Up! é o primeiro carro elétrico da marca na América do Sul, tem motor com potência de 83 cv e autonomia de até 258 km

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de ago, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Up!
Volkswagen Up! teve até versão elétrica, chamada e-Up!, que nunca veio ao Brasil
Crédito:Divulgação/Volkswagen

O primeiro carro totalmente elétrico da VW na América do Sul, quem diria, não é da linha ID. Segundo a marca, já está à venda no Uruguai o e-Up!, versão a eletricidade do compacto que acaba de ter a produção encerrada no Brasil. De acordo com a empresa, a escolha do país vizinho tem a ver com a ampla rede de recarga, a maior da região. Oferecido na configuração Style Plus, o hatch elétrico tem tabela de US$ 38.990, equivalentes a R$ 200 mil na conversão direta, sem taxas. Portanto, trata-se da mesma faixa de preço do SUV Taos Highline 250, que parte de R$ 205.530.

Seja como for, a VW também oferece o e-UP! aos uruguaios por meio de venda direta, a US$ 28.490. Ou seja, cerca de R$ 145 mil. Assim, é a mesma faixa da tabela de modelos como o Caoa Chery iCar e Renault Kwid, por exemplo. Os dois modelos acabam de chegar ao Brasil.

No entanto, até o momento a marca alemã não revelou se o compacto vai ser vendido no mercado brasileiro. No País, o primeiro elétrico da empresa deverá ser o ID.4. O SUV já está rodando em fase final de testes. Porém, a data de lançamento não foi informada.

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VW e-up!
Lançamento do e-UP! no Uruguai tem a ver com a ampla rede de recarga no País; Fotos: Volkswagen

Mais de 250 km de autonomia

O e-Up! vendido no Uruguai é importado da Alemanha. De acordo com a VW, seu motor elétrico tem potência de 61 kW, equivalentes a 83 cv. O torque máximo é de 21,4 mkgf. Como resultado, o compacto pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e chegar a 130 km/h. Além disso, como as baterias têm capacidade de 32,3 kWh e o consumo é de 17,3 kWh a cada 100 km, a autonomia é de até 258 km.



De fábrica, o hatch vem com plugue do tipo CCS. Assim, pode ser recarregado em pontos de de 7 kW, de corrente alternada. Bem como em carregadores de até 40 kW. De acordo com a VW, em estações de carga rápida dá para repor 80% das baterias em cerca de uma hora. Já em sistemas convencionais o recarregamento completo é feito em quatro horas.


Versão elétrica vem da Alemanha e tem visual bem parecido com a das opções com motor a combustão

Estilo

No visual, o e-Up! não traz grandes mudanças em relação ao modelo com motor a combustão. Porém, não há grade vazada na dianteira. O carrinho tem apenas pequenas entradas de ar no para-choque frontal. Da mesma forma, a parte traseira é igual à do compacto que era produzido também no Brasil. A única diferença é o desenho das lanternas. Já as rodas são de aço de 14 polegadas.

Volkswagen e-up!
Cabine tem acabamento em linha com os modelos do segmento

Conforme a VW, o e-Up! tem 3,60 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,50 m de altura e 2,41 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 251 litros. Porém, com os bancos traseiros rebatidos a área para carga chega a 969 l. Entre os itens de série há seis air bags e volante multifuncional revestido de couro. Além disso, há recursos de auxílio à condução, como alerta de saída involuntária da faixa de rolagem, faróis e limpadores de para-brisa com acionamento automático, entre outros.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.