Você está lendo...
Aceleramos as Triumph Tiger 800 XCx e XRx
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Aceleramos as Triumph Tiger 800 XCx e XRx

Com mais eletrônica e produzidas em Manaus, versões mostram sua capacidade no asfalto e no fora de estrada

01 de abr, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Aceleramos as Triumph Tiger 800 XCx e XRx
XCx e XRx são duas faces do mesmo conjunto

A Triumph renova sua linha de big trails de 800 cm³ com a chegada das versões atualizadas (também no nome) Tiger XCx e XRx. Montadas em Manaus e com novo visual, mais próximo do da Tiger 1200, elas se diferenciam pela aptidão com pisos distintos.

A XRx, cujo ambiente natural é o asfalto, tem preço sugerido de R$ 42.190. A XCx, com aptidão off-road, é tabelada a R$ 45.390 XCx. Elas mantêm o motor de três cilindros, 95 cv e 8 mkgf que usavam quando tinham seus antigos nomes – Tiger 800 e Tiger XC, respectivamente. Porém, para atender às atuais regras sobre emissões de poluentes, ele recebeu novos comandos de válvulas e injetores e maior taxa de compressão, o que resultou em redução de até 17% no consumo, de acordo com a Triumph.

Publicidade


Em funcionamento, o motor continua elástico, como já era antes das mudanças, e com muita entrega de força em baixas rotações – comportamento essencial para o fora de estrada. O câmbio de seis marchas tem engates fáceis e curtos.

Há também mais recursos tecnológicos, com a chegada do acelerador eletrônico, controlador de velocidade de cruzeiro, freios ABS que podem ser desligados e controle de tração. Há ainda quatro mapas de ignição, que mudam a abertura do acelerador e são selecionados por um botão no punho esquerdo. Já em um seletor do painel, são acionados os três modos de pilotagem para asfalto, off-road ou personalizável. Este permite estipular as preferências para controle de tração, ABS e mapa de ignição.

O banco é confortável, mas poderia ser mais fino e próximo ao tanque para auxiliar a pilotagem off-road. Os freios duplos de 308 mm na frente e simples de 255 mm atrás têm bom poder e acionamento progressivo até na terra.


NO ASFALTO. A XRx tem roda de liga leve e 19” na frente (atrás, é 17” para as duas). Na dianteira, a suspensão é sem ajuste e tem 180 mm. Na traseira, são 170 mm.

A moto apresenta boa desenvoltura no asfalto e deita bem em curvas sem prejudicar o conforto. Seu principal ponto negativo é a fixação do guidom, mais à frente, condizente com uma condução esportiva, mas sem que a posição do banco e da pedaleira seja ajustada para isso, o que acaba forçando a coluna do piloto.

E FORA DELE. A XCx tem rodas raiadas de 21” na frente e suspensões ajustáveis com curso de 220 mm na dianteira e 215 mm atrás. A fixação do guidom, mais próximo ao piloto, permite se manter em pé no fora de estrada sem prejudicar os movimentos. Ela tem ainda um ângulo de esterço maior. Além disso, sua suspensão filtra bem as imperfeições dos pisos.



Deixe sua opinião