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Avaliamos a Yamaha MT-09 Tracer
Avaliação

Avaliamos a Yamaha MT-09 Tracer

Por R$ 45.990, Yamaha MT-09 Tracer reúne esportividade e conforto

01 de mar, 2017 · 4 minutos de leitura.

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 Avaliamos a Yamaha MT-09 Tracer
Yamaha MT-09 Tracer tem farol com LEDs e suspensões vêm com ajustes de retorno e pré-carga
Novidade entre as motos, as crossovers, que misturam estilos e soluções de segmentos diferentes, estão se tornando a grande sensação do mercado. Entre os lançamentos dessa nova seara, a MT-09 Tracer combina a esportividade das naked (sem carenagem) com a posição confortável de guiar típica das big trail. Montada em Manaus, essa Yamaha sai por R$ 45.990.

Baseada na naked MT-09, a Tracer tem bancos mais largos, suspensões com maior curso e posição de guiar mais ereta. Para-brisa regulável e faróis com desenho exclusivo completam o pacote.

De série há freios a disco com ABS (que não pode ser desligado), luzes de LEDs de uso diurno, controle de tração, ajuste de guidom e três modos de condução, que não alteram a potência, mas as respostas do acelerador para deixar a moto mais mansa ou arisca.

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O painel de instrumentos grande tem duas telas digitais que facilitam a leitura dos dados exibidos. O para-brisa com duas posições ajuda a enfrentar o vento de proa por longos trechos, como em viagens.

Andando. A Tracer traz o mesmo três-cilindros da naked, de 846 cm3, que gera 115 cv e 8,9 mkgf. Versátil, esse motor oferece ampla entrega de torque desde rotações baixas, como nos bicilíndricos, mas “gosta” de girar alto, como os quatro-cilindros.

Em parte, isso é resultado da utilização de um virabrequim crossplane (cruzado), que faz os pistões trabalharem em um intervalo de 240°. Isso garante um funcionamento mais linear. Também contribui para as prontas respostas o câmbio de seis marchas, cujos engates são curtos e precisos.


As suspensões têm ajuste de pré-carga e retorno e filtram bem as imperfeições do piso. Firmes, também garantem estabilidade em curvas, que podem ser atacadas com facilidade graças às rodas de 17 polegadas. O ponto negativo é que, por causa do diâmetro grande, a capacidade para encarar o fora de estrada fica reduzida.

Os freios a disco, duplos na frente e simples atrás, dão conta da moto. Ainda assim, poderiam ser mais “sensíveis”.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.