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BMW lança a esportiva S 1000 RR
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BMW lança a esportiva S 1000 RR

Pilotar uma moto superesportiva é sempre uma experiência incrível. Imagine então um modelo que vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, menos que qualquer Ferrari. Trata-se da linha 2012 da S 1000 RR, que a BMW acaba de lançar no País

18 de fev, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 BMW lança a esportiva S 1000 RR

DIEGO ORTIZ

Pilotar uma moto superesportiva é sempre uma experiência incrível. Imagine então um modelo que vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, menos que qualquer Ferrari. Trata-se da linha 2012 da S 1000 RR, que a BMW acaba de lançar no País por R$ 69.900.

A motocicleta alemã, que pesa apenas 178 quilos, tem motor quatro-cilindros refrigerado a água de 999 cm³, que gera 193 cv. Para comparação, vários utilitários-esportivos considerados com bom desempenho trazem propulsores de 200 cv e pesam mais de 1.500 quilos.

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Oferecer alta potência em uma moto como essa não é tão difícil. O principal ponto, que faz a diferença, é a ciclística. E nisso o modelo da BMW se torna referência. Com 5 kg a menos que a versão anterior, a S 1000 RR traz distribuição de peso perfeita entre os dois eixos e oferece vários sistemas eletrônicos. Em resumo: é muito fácil guiá-la.

Há quatro modos de condução: Rain, Sport, Race, e Slick. O primeiro, como o nome sugere, é para andar na chuva. Sobram sistemas eletrônicos de gerenciamento e a potência passa a 163 cv. O comportamento da moto fica parecido com o de uma esportiva de 600 cm.


No Sport, a coisa muda. A potência volta ao topo, o torque vai a 11,4 mkgf e o único controle é o de inclinação, que diante de exageros corta a injeção e obriga o piloto a tirar a “orelha” da pista.

No Race… ahhh o Race. Nele quase tudo é permitido – o controle eletrônico é mínimo e a diversão, garantida. Nas curvas, é possível frear “em cima”, graças aos excelentes freios com ABS, inclinar a frente e acelerar sem dó. Por último, surge o Slick, indicado apenas para competições.

Outro recurso que ajuda na dirigibilidade é o novo amortecedor de direção com dez posições. Ele reduz o impacto no braço do piloto e as ondulações na pista são pouco sentidas. Como o esterçamento foi encurtado, ficou mais fácil contornar as curvas.


Na linha 2012 a BMW S 1000 RR ganhou entradas de ar maiores na carenagem, rabeta mais alta e fina e painel com novo grafismo.

A moto está disponível nas cores azul, preta, branca, vermelha e tricolor da Motorrad Motorsport. Neste caso a tabela passa a R$ 72.400.


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