Você está lendo...
Carro do Leitor: Audi RS2 com alma de Porsche
Notícias

Carro do Leitor: Audi RS2 com alma de Porsche

A perua alemã é rara de se ver. Sua produção foi limitada a 3 mil unidades ? destas, apenas 60 vieram para o Brasil e, algumas, recolhiam valor de IPVA mais alto

13 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carro do Leitor: Audi RS2 com alma de Porsche

BELISA FRANGIONE

A Audi RS2 Avant é um carro difícil de se ver por aí. Sua produção foi limitada a 3 mil unidades – destas, apenas 60 vieram para o Brasil. Isso tornou difícil a missão do engenheiro Rogério Arakaki, proprietário de uma dessas raras peruas alemãs. Ele procurava pelo modelo havia mais de dez anos, mas só conseguiu encontrar o seu em 2009.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Araraki soube, em 2007, que havia um modelo 1995 à venda em Campinas, no interior de São Paulo. “Paguei R$ 82 mil por ela, mas é um carro difícil de se atribuir um valor. Por ser raro, acredito que a faixa de preço seja essa”, diz.

Feita com a colaboração da Porsche, a perua tem a aptidão esportiva típica dos Audi que trazem a sigla RS no sobrenome. Entre seus destaques estão os bancos tipo concha, formato que parece “abraçar” os ocupantes.


O motor cinco-cilindros gera 315 cv de potência e pode fazer com que a RS2 acelere da imobilidade a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, conforme informações da fábrica. O câmbio é manual de seis marchas e os pneus têm medidas 245/40 R17.

Entre os itens de conforto e diversão a bordo estão direção e trio elétricos, teto solar, ar-condicionado digital e toca-fitas. Toca-fitas? Sim! Apesar de todo o luxo e esportividade, estamos falando de um carro produzido há quase 20 anos.

Desde que foi comprada pelo engenheiro, a perua virou seu “carro de viagem”. Araraki diz que, dos 12 mil quilômetros que rodou com o modelo, 9 mil foram em estradas. “Ela é econômica e muito potente. Ando a 100 km/h e o motor só sente um friozinho na barriga”, brinca.


Dá para sentir o tal frio na barriga quando a Audi arranca e vai ganhando velocidade. O corpo cola no banco e o ronco do motor impressiona. “Mesmo em arrancadas dá para manter a tranquilidade porque o carro não ‘canta’ pneu. Ele acelera forte e nem ‘pede’ trocas de marcha.”

A RS2 Avant foi produzida de 1994 a 1995. Das 60 unidades importadas da Alemanha, uma parte veio registrada apenas como Audi e outra veio com o nome Audi Porsche RS2, caso do modelo das fotos desta página. Estas, por terem “pedigree”, recolhiam valor de IPVA mais alto.


Deixe sua opinião