Você está lendo...
Conheça as máquinas da MotoGP 2015
Notícias

Conheça as máquinas da MotoGP 2015

Competição começa no fim de semana com as principais fabricantes de motos disputando em alta velocidade

27 de mar, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Conheça as máquinas da MotoGP 2015
Foto com todos os pilotos que correrão a temporada 2015

A temporada 2015 da MotoGP começa no fim de semana, na etapa noturna do Qatar, em Losail, com o mundo assistindo a defesa do título conquistado por Marc Marquez de maneira assombrosa em 2014 e a 20ª temporada da lenda viva Valentino Rossi na categoria, contando com as temporadas nas 125 cm³, 250 cm³ e 500 cm³.

O campeonato de 2015 terá 18 etapas e será coroado com o retorno da equipe de fábrica da Suzuki, que havia feito sua última participação em 2011, e com a chegada da italiana Aprilia, detentora de 38 títulos nas categorias 125, 250 e na categoria principal.

Publicidade


OS TIMES DE FÁBRICA. Os times mais fortes, Honda HRC com a RC213V e Yamaha com a YZR-M1, mantiveram suas duplas de pilotos para este ano. Os japoneses da “asa” vem com Marc Marquez e Dani Pedrosa, enquanto a marca dos diapasões tem o multicampeão Valentino Rossi e o espanhol Jorge Lorenzo. A Ducati, terceira força da categoria, montou uma equipe de “casa” para pilotar a GP15 com dois italianos e ambos com o mesmo nome, Andrea Iannonne e Andrea Dovizioso.

Nas Aprilia RS-GP, a dupla é Álvaro Baustista e Marco Melandri, este voltando ao MotoGP após passar algumas temporadas no Mundial de Superbike (WSBK). Já a Suzuki vai com os espanhóis Aleix Espagaró e Maverick Viñales, pilotando as GSX-RR.

Uma curiosidade é o número de espanhóis no grid. Só nas equipes de fábrica, seis dos dez pilotos são hispânicos. Os outros quatro são italianos. No grid completo da categoria principal são oito espanhóis – um retrato da força das categorias de base do motociclismo no país. Cinco italianos, dois franceses e britânicos, e um representante da Alemanha, Austrália, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, República Tcheca e San Marino fecham o grupo.


REGULAMENTO. As regras de 2015 são bem semelhantes às do ano passado, quando foram criadas duas categorias: Factory e Open. Na primeira estão Honda e Yamaha e o regulamento prevê o não desenvolvimento dos propulsores e menor número de unidades por temporada (cinco), além de tanque menor, de 20 litros. Os pneus disponíveis são o duro e o médio.

Na categoria Open, as motos podem usar até 12 motores no ano, o tanque tem 24 litros e o desenvolvimento dos motores é ilimitado. Ducati, Suzuki e Aprilia estão nessa, como uma forma de melhorar suas motos e, se for o caso, retornar na categoria Factory na temporada seguinte. Todas as outras equipes, privadas ou satélites (privadas com apoio de fábrica), também se enquadram aqui. O porém desse regulamento é que Ducati, Suzuki e Aprilia usam um software próprio no gerenciamento da central eletrônica, diferentemente das outras equipes desta categoria. Os pneus disponíveis são de composto médio e macio.

A única mudança significativa para 2015 é o congelamento em junho desses softwares, tanto para Factory quanto para Open, ficando assim até o final do ano. Como já foi confirmado, na temporada 2016 todas utilizarão o programa de gerenciamento da fornecedora da central, a Magnetti Marelli, como uma forma de cortar gastos na categoria.


No mais, as motos continuam a ser protótipos com motores de no máximo quatro cilindros e capacidade cúbica que pode variar entre 800 cm³ e 1000 cm³. Os pistões podem ter diâmetro máximo de 81 mm e motores dois tempos não são permitidos, bem como sobrealimentação por meio de turbo ou compressor mecânico. O câmbio deve ter no máximo seis marchas.

Deixe sua opinião