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Diversão nos ATV Yamaha
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Diversão nos ATV Yamaha

Não adianta um quadriciclo com muito torque se a ideia é andar rápido. Modelo grandalhão não é, necessariamente, resistente. As dicas são do campeão do Rally dos Sertões de 2011 pela Yamaha, Tom Rosa, que há seis anos compete na modalidade

24 de set, 2011 · 5 minutos de leitura.

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 Diversão nos ATV Yamaha

MARCELO FENERICH

Não adianta um quadriciclo com muito torque se a ideia é andar rápido. Modelo grandalhão não é, necessariamente, resistente. As dicas são do campeão do Rally dos Sertões de 2011 pela Yamaha, Tom Rosa, que há seis anos compete na modalidade.

“Participei de provas off-road com versões pequenas e modificadas, fortes e sem resistência, grandes e limitadas.” Ele diz que depois de experimentar vários modelos, encontrou um que considera ágil, robusto e veloz.

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O piloto se refere ao YFZ 700R, um dos três All Terrain Vehicle (ATV), ou veículo para todo terreno, na tradução livre, avaliados pelo JC entre as seis opções oferecidas pela marca no País. Rosa tem razão. O YFZ 700R (acima) foi o mais rápido do trio – chegou a cerca de 130 km/h.

Mas por causa do peso e do elevado centro de gravidade, é preciso atenção nas curvas de alta velocidade. Se o piloto não pendular com o corpo para o lado oposto, certamente tombará.


“Outra vantagem desse quadriciclo é a baixa taxa de compressão do motor”, afirma Rosa. Ele diz que o modelo aceita bem a gasolina vendida no Brasil, com adição de álcool, sem apresentar falhas.

O modelo mais arisco, e que passa boa sensação de segurança, é o YFZ 450R. Basta apertar o botão do acelerador, com o polegar esquerdo, para arrancar de imediato.


Aliás, há tanto vigor que ao virar todo o guidom para um dos lados e acelerar, parece que a dianteira vai conseguir bater na traseira, como um cachorro tentando pegar o próprio rabo. A velocidade máxima, todavia, é de aproximadamente 120 km/h.

Rosa diz que o 450R é ideal para participar de provas mais curtas, em circuitos fechados. “Para que o motor tenha funcionamento uniforme, é preciso abastecê-lo com combustíveis de boa qualidade”, recomenda.


Para quem prefere se aventurar em trilhas travadas, com lama e areião, por exemplo, ou carregar muito peso em estradas de terra, o modelo mais indicado entre os três avaliados é o Grizzly 700. Por ser grandalhão, ele não é tão esperto quanto os demais. Mas passa a impressão de que nenhum obstáculo pode pará-lo.

Outro destaque do Grizzly é o câmbio CVT, que facilita a pilotagem para os menos experientes. Ele também vem com direção com assistência elétrica, que proporciona condução mais confortável mesmo em terrenos muito acidentados.

Além desse trio, a Yamaha oferece no País os modelos Grizzly 125 e 350, além do YFM 350 R.


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