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Ducati festeja 10 anos de Brasil com a nova bigtrail Multistrada V4S
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Ducati festeja 10 anos de Brasil com a nova bigtrail Multistrada V4S

Ducati Multistrada V4S tem radares de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo; painel de instrumentos digital tem tela de 6,5"

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

12 de mar, 2022 · 5 minutos de leitura.

Ducati
Multistrada V4S chega como primeira primeira motocicleta do mundo equipada com radar dianteiro e traseiro por R$ 144.990
Crédito:Ducati/Divulgação

A Ducati, que faz parte do grupo Volkswagen, celebra uma década de produção no Brasil com o lançamento da nova Multistrada V4S feita em Manaus (AM). Com preço sugerido de lançamento fixado em R$ 144.990, a bigtrail é uma das mais poderosas do mercado em desempenho, com motor V4 Granturismo de 1.158 cc e 170 cv.

Repleta de tecnologia, a moto aventureira, a princípio, chega como a primeira produzida em série com radares na frente e atrás. O dianteiro controla os freios e ajusta automaticamente a distância em relação ao veículo à frente em até quatro níveis. O sistema opera a velocidades entre 30 km/h e 160 km/h. Já o radar traseiro funciona como um assistente de ponto cego. Os sensores ficam posicionados entre os faróis dianteiros e abaixo da lanterna traseira.

Ducati/Divulgação

Concorrente de BMW e Triumph no segmento das grandes aventureiras, a nova Ducati Multistrada V4S vem de série, por exemplo, com painel de instrumentos digital colorido com tela de TFT de 6,5". Nela, há conexão Wi-Fi e Bluetooth, navegador GPS (funciona por aplicativo próprio). Além disso, manoplas e banco aquecidos fazem parte do pacote.

No mais, tem faróis com iluminação full LEDs (e iluminação em curva, Cornering Light), assistente de partida em rampa, modos de condução selecionáveis e regulagem de entrega de potência. Maleiros laterais também fazem parte do modelo. Para a segurança, freios ABS com atuação em curvas e controle de empinada.



Mecânica

Apresentada em 2020 na Europa, a Ducati Multistrada V4S - que tem ajustes eletrônicos derivados do MotoGP - vem com motor de 4 cilindros em V que pesa apenas 66,7 kg. Apesar de derivado do Desmosedici Stradale (usado por Panigale V4 e Streetfighter V4), há modificações. É tanto que os 170 cv aparecem às 10.500 rpm. O torque máximo é de 12,7 mkgf disponíveis a 8.750 rpm. No tanque, cabem 22 litros de gasolina.


O câmbio tem 6 marchas e o sistema de suspensão Marzocchi Ducati Skyhook é semiativo com ajuste eletrônico. Função de autonivelamento também está disponível. No escapamento, silenciador de aço inoxidável, duplo catalisador e 4 sondas lambda.

Ducati
Ducati/Divulgação

De acordo com a Ducati, na Multistrada V4S o óleo só precisa ser substituído a intervalos de 15.000 km. Enquanto isso, a verificação e possível ajuste de válvulas foi estabelecida para intervalos de 60.000 km. É a primeira moto de produção com intervalo tão alto.


Por fim, o modelo - de 240 kg - tem rodas raiadas de 19" na frente e de 17" atrás. Elas calçam pneus 120/70 ZR19 e 170/60 ZR17, na ordem. O assento da Ducati Multistrada V4S, contudo, tem ajuste para ficar entre 84 centímetros e 86 cm de altura do solo. Como acessórios, por fim, há opção de 81 cm com assento baixo e 87,5 cm com o assento alto.

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