Você está lendo...
F4: uma italiana de corrida
Notícias

F4: uma italiana de corrida

Com tabela de R$ 68 mil e motor de 998 cm e 186,3 cv, a F4, superesportiva da MV Agusta, é difícil de ser domada. Segundo dados da fabricante, a F4 pode alcançar 305 km/h. Durante a avaliação, a F4 ultrapassou os 230 km/h ainda na quarta marcha

04 de fev, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 F4: uma italiana de corrida

MARCELO FENERICH

Adria (Itália) – Com componentes produzidos artesanalmente na fábrica de Varese, na Itália, a MV Agusta F4 foi criada para rodar nas ruas, mas combina muito bem com as pistas. Tudo nela ressalta a esportividade, como os freios da Brembo, o amortecedor traseiro da Sachs e garfos telescópicos invertidos de Marzocchi na dianteira. Montada em Manaus em parceria com a Dafra, a motocicleta tem tabela de R$ 68 mil, mais alta que a de rivais como Honda 1000RR (R$ 56 mil), Kawasaki Ninja ZX-10R (R$ 59.900), Yamaha YZF R1, a R$ 57 mil, e Suzuki GSX R1000, por R$ 58.900.

Fomos a uma pista nos arredores da fábrica da MV Agusta avaliar a F4. Ao ligar o motor, o ronco emitido pelos quatro escapes com ponteiras retangulares intimida. Tudo nela é agressivo e transmite sensação de poder. Desde a posição de pilotagem, bastante inclinada, até o acionamento das manoplas, que são pesadas.

Publicidade


O motor de 998 cm, quatro cilindros em linha, 16V, com duplo comando no cabeçote, tem 186,3 cv de potência e 11,4 mkgf de torque. Segundo dados da fabricante, a F4 pode alcançar 305 km/h. Durante a avaliação, a F4 ultrapassou os 230 km/h ainda na quarta marcha do câmbio de seis velocidades.

Vários sistemas eletrônicos ajudam a pilotar essa moto. Entre eles há controle de tração com oito níveis de ajuste e dois de gerenciamento do motor, um para pista (modo Sport) e outro, mais contido, para pisos molhados (Rain). Ainda assim, a F4 é difícil de domar. Manter a velocidade baixa e fazer curvas menos “deitadas” é quase impossível.

Outro destaque é a posição de guiar. Apesar de ser alta, como a MV Agusta é estreita ela proporciona conforto para pilotos de qualquer estatura.


O amortecedor de direção mostrou oscilação acima do normal em acelerações mais fortes, exigindo que a velocidade fosse reduzida. Nem a escolha pelo modo mais firme do sistema resolveu esse problema.

Presidente da MV Agusta, Giovanni Castiglioni diz que técnicos brasileiros foram treinados para reproduzir aqui os mesmos testes feitos na Itália. “O consumidor tem direito de comprar o mesmo produto, seja onde for.”

Viagem feita a convite da Dafra


Deixe sua opinião