Você está lendo...
Nova Harley-Davidson FXDR 114 tem ‘espirito esportivo’ da V-Rod
Notícias

Nova Harley-Davidson FXDR 114 tem ‘espirito esportivo’ da V-Rod

Sucessora espiritual da V-Rod, Harley-Davidson FXDR 114 é da família Softail e tem pegada esportiva

José Antonio Leme

24 de ago, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

fxdr
HARLEY-DAVIDSON FXDR. CRÉDITO: HARLEY-DAVIDSON/DIVULGAÇÃO
Crédito:

A Harley-Davidson continua firme no propósito de apresentar 100 novos modelos até 2027. E um deles é a inédita FXDR 114. O modelo faz parte da família Softail e tem um aspecto esportivo que a companhia define como “a mistura de um carro de arrancada com um jato de caça”. Ela também retoma o uso de códigos como nome de motocicletas. Eles haviam se tornado apenas para uso interno de identificação.

Além do chassi da Softail, o modelo utiliza o maior motor da marca, o Milwaukee-Eight 114. Ele é um V2 de arrefecimento misto com 1.868 cm³ que rende 16,5 mkgf. Ele vem associado a uma transmissão de seis velocidades.

Um dos aspectos da FXDR foi o trabalho para reduzir o peso da moto. Para isso, a Harley-Davidson apostou em uma balança de alumínio na roda traseira, com redução de quase 5 kg em relação a Softail com a mesma peça de aço.

Publicidade


O alumínio foi utilizado ainda nas rodas e no subchassi da FXDR, também substituindo peças que eram mais pesadas. Com isso, mais 3 kg de “regime”. Os para-lamas também utilizam componentes de baixo peso na construção.

Se alguns itens são mais discretos, outros são feitos para chamar – e muito – a atenção. Entre eles, o filtro de ar do motor e o escapamento que são mais largos nas pontas e com formato quadrado. O banco é apenas para o piloto e com isso, permitiu aos projetistas manterem a rabeta curta.

Ao estilo das motos de arrancadas também é o guidom. São dois semiguidões fixados virados para cima na ponta das bengalas de suspensão. Sem a ligação central da mesa ocupando espaço, a Harley-Davidson pode criar um painel minimalista digital para a FXDR 114. Faróis, seta e lanternas são de LEDs.


Boa de deitar nas curvas

De acordo com a Harley-Davidson, a nova FXDR tem o melhor ângulo de inclinação da linha Softail: 32,6º para a esquerda e 32,8º para a direita. Isso graças ao cuidado em elevar a fixação dos pedais e apoio dos pés e também a posição do escapamento.

Na dianteira, a roda de 19 polegadas tem pneu com 120 mm, enquanto na traseira, a inspiração nas motos de arrancada fica clara: a roda de 18″ veste um pneu de 240 mm. Os freios são a disco com dois de 300 mm na dianteira e um simples de 292 mm na traseira com sistema antitravamento (ABS).


A suspensão traseira é do tipo monoamortecida, com um cartucho escondido sob o banco e reservatório externo de óleo para o ajuste de pré-carga. Na dianteira, a suspensão do tipo invertida tem cartuchos simples.

Deixe sua opinião