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Harley lança linha Touring 2017 com motor Milwaukee-Eight
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Harley lança linha Touring 2017 com motor Milwaukee-Eight

Novo motor Milwaukee-Eight tem 75% menos vibração e ainda deixou as motos mais fortes na hora de acelerar

17 de nov, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Harley lança linha Touring 2017 com motor Milwaukee-Eight
Ultra Limited, Street Glide Special e Road King tem o novo motor

Dois meses após o lançamento mundial de sua nova linha Touring com o inédito motor Milwaukee-Eight de 1.750 cm³, a Harley traz as motos para o Brasil contando a vantagem de oferecer 75% menos vibração que antes e uma retenção menor de calor para as pernas do piloto.

O motor, disponível para as motos Ultra Limited, Street Glide Special e Road King Classic, continua sendo V2, mas por ser totalmente novo, o nono da história da marca, tem 50% a mais de fluxo de admissão e escapamento, 10% a mais de torque, duas velas por cilindro para melhorar a queima de combustível e, além disso, por ter um novo desenho, possibilita que o piloto fique com as pernas mais encaixadas na moto.

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Fora o motor, as motos também receberam outros melhoramentos que fizeram diferença. As novas suspensões, por exemplo, têm amortecedores pressurizados que oferecem de 15% a 30% a mais de ajuste de pré-carga que os anteriores. Na dianteira, garfos Showa derivados de competição diminuem o peso do conjunto e, segundo a marca, aumentam a capacidade da moto “atacar” as curvas.

A linha CVO de motos preparadas da Harley também recebeu o novo motor, mas em uma outra variação, com 114 polegadas cúbicas (o comum tem 107) ou 1.870 cm³. Ele deixou as motos CVO Limited e CVO Street Glide 8% mais rápidas no 0 a 100 km/h. Junto do motor, chegam novas rodas Contrast Chrome Slicer e um novo sistema de som da Boom com 600 watts.

Mesmo com todas essas novidades, a Harley-Davidson diminuiu em 6% os preços das motos, que agora custam R$ 75.400 na Road King Classic, R$ 86.400 na Street Glide Special e R$ 94.900 na Ultra Limited. Já as versões CVO estão mais caras, indo para R$ 157.300 na CVO Limited (era R$ 151.200) e R$ 140.900 na CVO Street Glide (R$ 134.200 antes).


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.