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Honda pode trazer scooter PCX elétrico ao Brasil
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Honda pode trazer scooter PCX elétrico ao Brasil

Versões elétrica e híbrida do scooter PCX estão expostas no Salão de Tóquio

Tião Oliveira, de Tóquio

25 de out, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Honda PCX elétrico
Crédito:Honda PCX elétrico tem pacote de bateria que pode ser trocado, economizando tempo de recarga. Foto: Tião Oliveira/Estadão

Scooter mais vendido do Brasil, o Honda PCX ganhou versões elétrica e híbrida. As duas opções, apresentadas pela marca no Salão de Tóquio, serão vendidas no Japão no ano que vem e podem ser vendidas no Brasil.

De acordo com o presidente mundial da Honda, Takahiro Hachigo, em breve essas versões serão vendidas em outros países. O executivo afirma que a empresa tem a intenção de viabilizar esse tipo de produto na América Latina.

“Temos intenção muito séria de fazer isso”, disse o executivo. Segundo ele, um dos entraves a serem vencidos é o preço – bem mais alto em relação ao similar com motor a combustão.

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Entre os destaques, o PCX Electric tem um sistema batizado de Mobile Power Pack, que permite que a bateria (destacável) seja retirada facilmente e trocada por outra. Com isso, não é preciso esperar a recarga do dispositivo – dá para trocá-lo por outro que esteja recarregado.

No caso do PCX Hybrid, chama a atenção o sistema de propulsão, que combina motor elétrico com outro a gás. É a primeira vez que esse tipo de solução é adotado em um veículo feito em série.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.