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K 1600 GTL é estradeira
Avaliação

K 1600 GTL é estradeira

A R$ 108.500, BMW é uma limusine sobre duas rodas. Tem bancos aquecidos, som com entradas auxiliares, freio ABS, para-brisa ajustável, bagageiros com mais de 100 litros de capacidade e motor de 1.649 cm³ e 160 cavalos

02 de jan, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 K 1600 GTL é estradeira

MARCELO FENERICH

Bancos com aquecimento, som com entradas auxiliares, freio ABS, bagageiros com mais de 100 litros de capacidade e motor de 160 cv. Pode parecer que se trata de um carro, mas estamos falando da BMW K 1600 GTL, motocicleta projetada para longas viagens. Sua tabela, de R$ 108.500, também não deixa a dever a automóveis de luxo. Como comparação, um Chevrolet Captiva V6 parte de R$ 100.774 e um Ford Fusion V6, de R$ 94.360.

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Tudo nessa supermoto alemã foi pensado para garantir o máximo de conforto para duas pessoas. Como ela é grandalhona, em baixa velocidade é preciso força para domá-la. Já a partir de 60 km/h, a K 1660 GTL fica “leve” e bastante estável.

Seu sistema de suspensão permite ajustar os amortecedores eletronicamente conforme as condições do piso e a carga transportada. É possível optar entre três modos: somente o piloto; piloto e bagagem ou piloto e garupa.

Também são três as configurações do controle de tração. A Road é para o dia a dia. Na Rain o sistema fica mais “vivo” em pisos molhados, por exemplo. Na Dynamic, a condução torna-se mais esportiva.


Durante a avaliação, o motor seis-cilindros em linha e 1.649 cm³ apresentou respostas suaves, sem trancos ou sustos, além de muito fôlego. Na pista, rodando a 200 km/h a sensação é de que a moto estava a cerca de 100 km/h.

O computador de bordo é completo. Informa dados de consumo de combustível (instantâneo e médio), autonomia, pressão dos pneus e até do controlador de velocidade de cruzeiro.


Entre os destaques, o para-brisa dessa estradeira é ajustável. Basta pressionar um botão para regular sua altura.

A BMW também inovou na K 1600 GTL ao oferecer o primeiro sistema de faróis direcionais em motocicletas. Além de permitir o ajuste do facho de acordo com a carga, o dispositivo projeta a luz no sentido da curva, tornando a pilotagem noturna mais segura.


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