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Moto ralizeira com tração 2×2
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Moto ralizeira com tração 2×2

O Rally dos Sertões terá 70 modelos na categoria das motocicletas, mas apenas um com tração nas duas rodas. Trata-se de uma Honda CRF 450X, do piloto Vicente De Benedictis Neto, que é equipada com um sistema que entrega 1 cv para a roda dianteira

07 de ago, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 Moto ralizeira com tração 2x2
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Marcelo Fenerich

A 18ª edição do Rally dos Sertões, que começa na próxima terça-feira em Goiânia (GO), terá 70 modelos na categoria das motocicletas, mas apenas um com tração nas duas rodas.

A máquina diferenciada será conduzida pelo piloto Vicente De Benedictis Neto. Trata-se de uma Honda CRF 450X de competição equipada com um sistema mecânico que entrega cerca de 1 cv de potência para a roda dianteira por meio de correntes e diferenciais.

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De acordo com ele, a ideia de competir com uma moto 2×2 surgiu a partir do convite feito por Steve Christini, norte-americano criador do sistema.

“O kit, que custa US$ 4.995 (pouco menos de R$ 9 mil), mais despesas de envio e impostos, pode ser comprado diretamente no site da empresa (www.christini.com). Há quatro adaptadores para a tração, tanque de gasolina, roda dianteira e suspensões”, diz Neto.


Com a tração 2×2, a moto patina menos em pisos pouco aderentes, como lama, areia e alagados. Nos trechos rápidos, mais comuns nos ralis, o sistema permite ganhar tempo nas curvas, pois proporciona uma aceleração precoce. A CRF fica mais lenta no meio da curva, mas melhora nas retomadas.

Comparada ao modelo original, além do sistema de tração (que pesa aproximadamente seis quilos), a moto preparada conta com todos os equipamentos necessários para a prática do rali. Entre eles estão roadbook (leitor de planilha), GPS, hodômetro e tanque de combustível maior, com capacidade para 25 litros.

“O modelo vem com suspensões da marca Showa. Mas, para melhorar o desempenho, elas foram trocadas por outras da Ohlins”, conta De Benedicts. Na frente o curso é de 315mm e atrás, de 315mm.


Já o disco do freio dianteiro, com 240mm, foi substituído por outro de 300mm. “Também aumentei o ângulo de cáster para deixar a moto mais estável em altas velocidades.”

Sobre a expectativa para o Sertões, o piloto – que competirá na categoria principal, Super Production – conta que pretende terminar entre os cinco primeiros. “Nossa equipe (seu companheiro é Carlos Ambrósio) é composta por dois motorhomes, duas picapes de apoio, fisioterapeuta e nutricionista, tudo em busca do melhor resultado na prova.”


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