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MotoCheck-Up: segurança e ecologia
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MotoCheck-Up: segurança e ecologia

O evento, que será realizado em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, de segunda-feira, 20, a sexta-feira, 24, no Ibirapuera, visa apenas orientar os condutores sobre melhores condições de segurança e educação no trânsito

20 de set, 2010 · 3 minutos de leitura.

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 MotoCheck-Up: segurança e ecologia

Diante da preocupação com o meio ambiente, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) traz uma novidade para a 13ª edição do MotoCheck-Up: ao invés de entregar o óleo ao motociclista, a entidade o substituirá por um vale troca.

Na ação, que será realizada em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, de segunda-feira, 20, a sexta-feira, 24, das 8h30 às 16h30, os participantes receberão também outros brindes seguindo o mesmo padrão ecológico.

“Um litro de óleo usado descartado na rede de esgoto, por exemplo, contamina um milhão de litros de água. Pensando nisso, substituímos a distribuição do óleo pelo vale troca. Desta forma, os proprietários de motocicletas podem fazer a troca do óleo gratuitamente em uma concessionária parceira do evento e ainda colaborar com o meio ambiente”, afirma Carlos Weiss, Gerente da Abraciclo e organizador do evento.

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O evento, que visa apenas orientar os condutores sobre melhores condições de segurança e educação no trânsito, oferece aos motociclistas que passarem pelo bolsão do estacionamento ao lado da Assembléia Legislativa uma avaliação gratuita das condições mecânicas de 13 itens das suas motocicletas.

Serviço
Data: 20 a 24 de setembro
Horário: Das 8h30 às 16h30
Local: Bolsão do Estacionamento ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera
Endereço: Rua Manoel da Nobrega s/nº, em frente à Praça Armando Salles de Oliveira


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”