Primeira Classe

500 milhas e outras confraternizações

Corridas de fim de ano reúnem pilotos e celebridades no Brasil e em Barbados

Rafaela Borges

11 de dez, 2014 · 6 minutos de leitura.

500 milhas e outras confraternizações
Crédito: Corridas de fim de ano reúnem pilotos e celebridades no Brasil e em Barbados

Marcos Pasquim será um dos participantes do Kart das Estrela, em Santa Catarina (Fotos: Divulgação)

Chegou a época das confraternizações de fim de ano entre pilotos de corrida. E, como era de se esperar, estas “festas” têm como palco as pistas. A verdade, porém, é que as corridas de fim de ano já foram mais legais. A Corrida das Estrelas, organizada por Felipe Massa e que já atraiu ao Brasil campeões de F-1 como Michael Schumacher e Fernando Alonso, entre outros, deixou de existir.

(Siga o blog no Instagram: @blogprimeiraclasse)


Em contrapartida, após um ano sem ser realizada, voltará a ocorrer, neste fim de semana, a Corrida dos Campeões (ROC), também conhecida como a corrida de Schumacher e Vettel. Isso porque, na competição entre países que ocorre no sábado – no domingo, é só entre pilotos -, os astros da F-1 já deram uma infinidade de títulos à Alemanha.

‘Elenco’ da Corrida das Estrelas, em Barbados

Este ano, prova ocorrerá em Barbados e não terá nem Schumacher – por motivos óbvios – nem Vettel. Da Fórmula 1, confirmou presença Romain Grosjean, da Lotus, e Susie Wolf, reserva da Williams. Tom Kristensen, o maior campeão da 24 Horas de Le Mans, também estará lá, bem como o ex-F1 David Coulthard e Ryan Hunter-Ray, atual campeão da 500 Milhas de Indianápolis (veja a lista completa aqui).

Na ROC, diversos tipos de carros de corrida são utilizados pelos pilotos, que competem em um pequeno circuito montado em estádio de futebol. Entre os veículos há o Roc Car, um monoposto de 450 quilos que vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.


ROC ocorre em pista montada em campo de futebol

Nas edições anteriores, as corridas foram transmitidas ao vivo por meio do site oficial.

No Brasil, mesmo sem a Corrida das Estrelas, este ano será realizada uma competição que também é de kart e, apesar de não ter estrelas internacionais de igual peso, é mais antiga e tradicional. Trata-se da 500 Milhas de Kart, que antes, quando era disputada em Cotia, era chamada de 500 Milhas da Grande Viana.

O Kartódromo Beto Carrero

Agora, a corrida ocorre no Beto Carrero World, parque temático em Penha (SC). A programação começou na quarta-feira (10), mas a corrida será apenas no sábado, das 10h às 22h30.


O evento é promovido pela mesma empresa que organizava a Corrida das Estrelas, a Romagnolli, junto com Rubens Barrichello (ex-F1 e atual campeão da Stock Car) e Felipe Giaffone (Fórmula Truck).

Os karts da 500 Milhas

Além deles, participarão da corrida nomes como Christian Fittipaldi e Tony Kanann (F-Indy). Cada kart será pilotado por uma equipe de pelo menos três pessoas, já que se trata de uma prova de longa duração.

Outra atração é o Kart dos Artistas, que reúne celebridades apaixonadas por automobilismo como Marcos Pasquim, Caio Castro, Rafael Cardoso e Emilio Orciollo Neto.


Barrichello, Giaffone e Carlos Romagnolli, da empresa organizadora

Para assistir a corrida em arquibancada comum, basta trocar 2 kg de alimento não perecível por um bilhete na bilheteria do Kartódromo Beto Carrero ou nas concessionárias Praia Motos de Balneário Camboriú ou Itajaí. Já a arquibancada coberta e a área VIP custam de R$ 80 a R$ 160, com ingressos à venda por meio do site Ticket3.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.