Eu acho a Amarok, da Volkswagen, a melhor picape média do Brasil. Muito superior às concorrentes em dirigibilidade e conforto, é também a única com discos de freio nas quatro rodas.
A Amarok, porém, nunca foi um grande sucesso. Até o ano passado, não conseguia se aproximar do trio formado por Hilux, S10 e Ranger, os modelos do segmento que mais vendem (a Toro é de outra categoria; tem menor porte e usa base de carro de passeio).
Uma das principais razões para isso é a ausência de versão flexível, que as principais concorrentes têm. Apenas com o 2.0 a diesel, a Amarok se voltava a um público mais restrito.
No ano passado, porém, a picape ganhou um novo motor. Com ele, a Amarok não apenas consolidou se consolidar à frente da Ranger. Ela também se aproxima perigosamente da ex-líder S10.
Galeria: As picapes mais vendidas em março de 2019
10ª Nissan Frontier
802 unidades vendidas. Foto: Werther Santana/Estadão
9ª Mitsubishi L200
828 unidades vendidas. Foto: Mitsubishi/Divulgação
8ª Chevrolet Montana
1.144 unidades vendidas . Foto: Chevrolet/Divulgação
7ª Ford Ranger
1.343 unidades vendidas. Foto: Felipe Rau/Estadão
6ª Volkswagen Amarok
1.551 unidades vendidas. Foto: Volkswagen/Divulgação
5ª Chevrolet S10
1.865 unidades vendidas. Foto: JF Diorio/Estadão
4ª Volkswagen Saveiro
2.927 unidades vendidas. Foto: Sergio Castro/Estadão
3ª Toyota Hilux
3.093 unidades vendidas. Foto: Rafael Arbex/Estadão
2ª Fiat Toro
4.955 unidades vendidas. Foto: Sergio Castro/Estadão
1ª Fiat Strada
5.286 unidades vendidas. Foto: Sergio Castro/Estadão
Detalhe que fez a diferença
No entanto, não foi um motor flexível que ajudou a causar essa efeito. A picape da Volkswagen não ganhou essa opção. O que a linha passou a ter, na verdade, foi um motor a diesel ainda mais potente.
Trata-se do 3.0 turbo V6. Esse propulsor gera 225 cv. E o lado bom é que, com ele, a picape não fica com preço alto ante a concorrência.
LEIA TAMBÉM
A Amarok V6 parte de R$ 196 mil já com quatro air bags, ar dual zone e bancos elétricos inclusive para o passageiro da frente.
A Hilux (177 cv) custa R$ 200 mil na versão equivalente, SRX. Na GS-R, vai a R$ 207 mil. Nesse caso, a concorrente é a Amarok V6 Extreme, a R$ 206 mil.
A S10 High Country parte de R$ 192 mil. A Ranger Limited começa em R$ 189 mil.
Vendas da Amarok
O bom custo-benefício aliado ao excelente motor levaram a picape da Volkswagen para a briga. Pela primeira vez em um resultado trimestral, o modelo ficou à frente da Ranger.
A margem de vantagem foi baixa. A VW registrou 4.325 unidades vendidas e a Ford, 4.274. A Amarok, com isso, foi a terceira mais vendida do segmento de picapes médias, jogando a Ranger para o quarto lugar.
Vídeo: Teste e detalhes do novo T-Cross 1.0 turbo
Considerando apenas o mês de março, a picape da Volks não ficou muito distante da S10. Foram pouco mais de 300 unidades. Ela teve 1551 emplacamentos, ante os 1.865 da Chevrolet.
Em fevereiro, essa diferença era superior a 600 exemplares e, no ano passado, bem maior que mil. Isso mostra que a Amarok vem descontando vantagem e a vice-liderança pode ser, em breve, algo possível.
Já a líder dispara do segmento é a Hilux, com 3.093 emplacamentos em março e 9.246 no acumulado do ano.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Veja também: Os carros mais vendidos no Brasil em março
20 - FORD KA SEDAN - 3.319 UNIDADES
Foto: Werther Santana/Estadão
19 - VOLKSWAGEN FOX - 3.451 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
18 - RENAULT LOGAN - 3.661 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
17 - HYUNDAI CRETA - 3.792 UNIDADES
Foto: Valéria Gonçalvez/Estadão
16 - HONDA HR-V - 3.796 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
15 - TOYOTA COROLLA - 3.890 UNIDADES
Foto: Felipe Rau/Estadão
14 - RENAULT SANDERO - 4.334 UNIDADES
Foto: Sergio Castro/Estadão
13 - JEEP COMPASS - 4.475 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
12 - FIAT ARGO - 4.643 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
11 - NISSAN KICKS - 4.864 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
10 - FIAT TORO - 4.955 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
9 - VOLKSWAGEN POLO - 5.082 UNIDADES
Foto: Felipe Rau/Estadão
8 - FIAT STRADA - 5.286 UNIDADES
Foto: Fiat/Divulgação
7 - RENAULT KWID - 5.853 UNIDADES
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
6 - JEEP RENEGADE - 6.184 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
5 - VOLKSWAGEN GOL - 6.620 UNIDADES
Foto: Gabriela Biló/Estadão
4 - CHEVROLET PRISMA - 7.122 UNIDADES
Foto: JF Diorio/Estadão
3 - FORD KA - 8.341 UNIDADES
Foto: Felipe Rau/Estadão
2 - HYUNDAI HB20 - 9.051 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
1 - CHEVROLET ONIX - 18.179 UNIDADES
Foto: Rafael Arbex/Estadão
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.