Volkswagen Amarok V6 Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão
Eu acho a Amarok, da Volkswagen, a melhor picape média do Brasil. Muito superior às concorrentes em dirigibilidade e conforto, é também a única com discos de freio nas quatro rodas.
A Amarok, porém, nunca foi um grande sucesso. Até o ano passado, não conseguia se aproximar do trio formado por Hilux, S10 e Ranger, os modelos do segmento que mais vendem (a Toro é de outra categoria; tem menor porte e usa base de carro de passeio).
Uma das principais razões para isso é a ausência de versão flexível, que as principais concorrentes têm. Apenas com o 2.0 a diesel, a Amarok se voltava a um público mais restrito.
Publicidade
No ano passado, porém, a picape ganhou um novo motor. Com ele, a Amarok não apenas consolidou se consolidar à frente da Ranger. Ela também se aproxima perigosamente da ex-líder S10.
Galeria: As picapes mais vendidas em março de 2019
No entanto, não foi um motor flexível que ajudou a causar essa efeito. A picape da Volkswagen não ganhou essa opção. O que a linha passou a ter, na verdade, foi um motor a diesel ainda mais potente.
Publicidade
Trata-se do 3.0 turbo V6. Esse propulsor gera 225 cv. E o lado bom é que, com ele, a picape não fica com preço alto ante a concorrência.
A Amarok V6 parte de R$ 196 mil já com quatro air bags, ar dual zone e bancos elétricos inclusive para o passageiro da frente.
Publicidade
A Hilux (177 cv) custa R$ 200 mil na versão equivalente, SRX. Na GS-R, vai a R$ 207 mil. Nesse caso, a concorrente é a Amarok V6 Extreme, a R$ 206 mil.
A S10 High Country parte de R$ 192 mil. A Ranger Limited começa em R$ 189 mil.
Vendas da Amarok
O bom custo-benefício aliado ao excelente motor levaram a picape da Volkswagen para a briga. Pela primeira vez em um resultado trimestral, o modelo ficou à frente da Ranger.
Publicidade
A margem de vantagem foi baixa. A VW registrou 4.325 unidades vendidas e a Ford, 4.274. A Amarok, com isso, foi a terceira mais vendida do segmento de picapes médias, jogando a Ranger para o quarto lugar.
Vídeo: Teste e detalhes do novo T-Cross 1.0 turbo
Publicidade
Considerando apenas o mês de março, a picape da Volks não ficou muito distante da S10. Foram pouco mais de 300 unidades. Ela teve 1551 emplacamentos, ante os 1.865 da Chevrolet.
Publicidade
Em fevereiro, essa diferença era superior a 600 exemplares e, no ano passado, bem maior que mil. Isso mostra que a Amarok vem descontando vantagem e a vice-liderança pode ser, em breve, algo possível.
Já a líder dispara do segmento é a Hilux, com 3.093 emplacamentos em março e 9.246 no acumulado do ano.
Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Publicidade
Veja também: Os carros mais vendidos no Brasil em março