Primeira Classe

Ao vivo, do Salão de Nova York

Neste domingo, embarco para Nova York, a fim de fazer a cobertura do salão do automóvel da mais cosmopolita cidade... leia mais

Rafaela Borges

11 de abr, 2014 · 4 minutos de leitura.

Ao vivo, do Salão de Nova York

Neste domingo, embarco para Nova York, a fim de fazer a cobertura do salão do automóvel da mais cosmopolita cidade do mundo. Trata-se da terceira mostra importante dos Estados Unidos no ano, depois da de Detroit, em janeiro, e Chicago, em fevereiro. Los Angeles, em novembro, fecha o calendário de grandes salões americanos.

Antes voltado para os Estados Unidos, com estreias que já haviam sido mostradas em outros salões, mas ainda não naquele país, o evento de Nova York está ganhando importância – assim como o de Los Angeles – no embalo da decadência de Detroit. E a edição de 2014 deve ser a mais badalada dos últimos anos, com diversos modelos inéditos à mostra. Alguns deles muito significativos para o mercado brasileiro.

Focus Sedan reestilizado será uma das atrações do salão (Foto: Ford/Divulgação)

 

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Na imprensa americana, circula a informação de que a Chevrolet apresentará o protótipo de seu novo compacto mundial de baixo custo. Por aqui, já se sabe que a subsidiária brasileira está trabalhando em um carro global deste tipo, para suceder o Celta e ser vendido em todo o mundo. É grande a chance de este ser o carro conceitual de Nova York. Nós estaremos lá para conferir e contar tudo a vocês.

Já a Ford mostra o Focus reestilizado na versão sedã. Essas mudanças visuais também estarão no modelo produzido na Argentina, que foi lançado no Brasil no ano passado.

A Land Rover quer ser a grande atração da mostra da Big Apple. Apresentará o protótipo que dará origem a uma família de carros. É grande a chance de um desses veículos ser o que a marca produzirá na planta que vai inaugurar no Estado do Rio de Janeiro até o fim do ano que vem. Isso porque um dos veículos nacionais é ainda inédito.


Anote aí os dias destinados à imprensa ao salão: as próximas quarta e quinta-feiras, 16 e 17 de abril. É nestas datas que as marcas vão revelar suas atrações. Aqui no Primeira Classe, mostraremos a vocês fotos e curiosidades dos bastidores do evento.

Porém, antes disso, já estarei em Nova York cobrindo os eventos automotivos paralelos ao salão. A partir de segunda-feira, dia 14, vou mostrar a vocês os bastidores desses eventos, assim como curiosidades automotivas da cidade.

Estará em Nova York a partir entre 18 e 27 de abril, datas em que o evento ficará aberto ao público? Então passe aqui também, porque daremos dicas para facilitar sua visita ao salão.


Vocês também podem conferir a cobertura no site Jornal do Carro e na página do caderno no Facebook. Até breve!

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.