Primeira Classe

Primeira classe e executiva: as melhores de 2015

De fora da Ásia, apenas Qantas e Turkish estão na lista das melhores 'business class'

Rafaela Borges

07 de jul, 2015 · 4 minutos de leitura.

Primeira classe e executiva: as melhores de 2015
Crédito: De fora da Ásia, apenas Qantas e Turkish estão na lista das melhores 'business class'

Cabines privadas da primeira classe da Etihad, considerada a melhor do mundo (Fotos: Divulgação)

 

O tradicional prêmio de melhores classes executivas do site Skytrax já tem seus nomes revelados. Mais uma vez, a única companhia europeia na lista é a Turkish.

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(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

Quando se consideram os dez melhores assentos de classes executivas, em 2014 havia duas europeias, a Austrian e a Lufthansa, que inaugurou sua nova configuração de “business class” no ano passado. Mas, desta vez, as duas também ficaram de fora.

Apesar de manter praticamente as mesmas companhias no top 10, a lista deste ano trouxe mudança nas posições. A Singapore Airlines desbancou a Qatar Airways e ocupou o primeiro lugar, em 2014, havia sido terceira.


Classe executiva da Singapore volta à primeira posição

A Qatar foi para a segunda posição. De fora da Ásia, além da Turkish – que tem um “pézinho” neste continente -, só há a australiana Qantas.

Já na primeiras classes, as europeias obtiveram mais sucesso. Lufthansa e Air France aparecem na seleção.

A Skytrax também elege as melhores companhias aéreas do mundo, independentemente da cabine, e as melhores por região. No fim do texto, confira algumas dessas listas.


Lufthansa: melhor primeira classe europeia

POR REGIÃO

Outras categorias contempladas no prêmio são as melhores companhias aéreas por região. Na América do Sul, o primeiro lugar ficou com a chilena LAN, seguida pela colombiana Avianca e a brasileira Tam. A Azul aparece em quatro lugar e a Gol, em sexta.

Business class: ANA, do Japão, é quarta colocada

Na Europa, o top 5 é formado, nesta ordem, por Turkish, Lufthansa, Austrian, Swiss e Air France.


Na América do Norte, o primeiro lugar ficou com a Virgin America, seguida pela canadense Air Canadá e pela Delta.

LISTAS DE 2015

AS DEZ MELHORES CLASSES EXECUTIVAS


1 – Singapore Airlines (Cingapura)

2 – Qatar Airways (Catar)


3 – Cathay Pacific (Hong Kong)

4 – ANA (Japão)

5 – Etihad (Emirados Árabes Unidos)


6 – Garuda (Indonésia)

7 – Qantas Airways (Austrália)

8 – Emirates (Dubai)


9 – Turkish Airlines (Turquia)

10 – Oman Air (Omã)

AS DEZ MELHORES PRIMEIRAS CLASSES 


1 – Etihad

2 – Singapore Airlines

3 – ANA


4 – Cathay Pacific

5 – Lufthansa (Alemanha)

6 – Qatar Airways


7 – Qantas Airways

8 – Emirates

9 – Japan Airlines  (Japão)


10 – Air France (França)

AS DEZ MELHORES COMPANHIAS AÉREAS DO MUNDO

1 – Qatar Airways


2 – Singapore Airlines

3 – Cathay Pacific

4 – Turkish Airlines


5 – Emirates

6 – Etihad

7 – ANA


8 – Garuda

9 – Eva Air

10 – Qantas


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.