Famosos que gostam – e têm – carrões existem aos montes. Afinal, a fama costuma vir acompanhada de dinheiro, o meio de adquirir um sonho de consumo. No entanto, alguns carros de celebridades são especiais: eles ficaram tão famosos quanto seus donos.
LEIA TAMBÉM
Em alguns casos, o brilho foi conquistado por motivos bons. É o caso de dois modelos da coleção de Jay Kay, da banda inglesa Jamiroquai. Sua Ferrari Enzo ficou imortalizada na música “Black Devil Car”.
Já o Lamborghini Diablo brilhou no videoclipe da música “Cosmic Girl”. E por falar em astros da música britânica, foram diversos os que deram fama ao Aston Martin DB5 – além, claro, do ator Sean Connery, nos filmes da franquia 007.
O DB5 era o mais famoso carro do guitarrista George Harrison, dos Beatles, um apaixonado por velocidade. Já o DB5 que pertenceu a Paul McCartney ficou famoso recentemente, ao ser leiloado.
Outro astro do rock que foi dono de um exemplar desse Aston é Mick Jagger, o líder dos Rolling Stones.
Ainda na linha “fama do bem”, Neil Young transformou seu Lincoln Continental 1959 em um símbolo de seu ativismo ambiental. O modelo, rebatizado de LincVolt, visitou exposições por todo o mundo, ao lado de seu dono (veja detalhes na galeria abaixo).
O ator Eric Bana também “rebatizou” o Falcon Coupé que comprou ainda na adolescência. Todo modificado, o carro é chamado pelo australiano de “The Beast” (a fera).
Steven Tyler, do Aerosmith, deixou seu Venom GT, um dos carros mais caros do mundo, bastante famoso. Pouco tempo depois de comprá-lo, o vocalista decidiu revendê-lo em leilão, uma notícia que repercutiu bastante pelo mundo.
Jay Z, por sua vez, deixou o Maybach Exelero ainda mais famoso. Ele foi o único comprador desse exclusivo carro.
Já o polêmico Simon Cowell, jurado de diversos programas de TV, deixou um Bugatti Veyron famoso. Isso porque ele usa seu carro no dia a dia e, com ele, é frequentemente fotografado.
McLaren F1 de Rowan Atkinson
Considerado um dos melhores carros da história, o McLaren F1 tem motor de 635 cv. Atkinson comprou seu exemplar no meio dos anos 90, e o manteve por anos. Em 2011, sofreu um feio acidente com a supermáquina, que ficou famosa no episódio. Tanto que quando "Mr. Bean" o colocou à venda, em 2015, ele não havia desvalorizado nem um centavo.
LincVolt, de Neil Young
O astro canadense transformou seu Lincoln Continental 1959 em um dos símbolos de seu ativismo ecológico. O guitarrista criou, a partir desse carro, o LincVolt, que teve seu motor a gasolina trocado por um a biodiesel, além de receber um segundo propulsor, elétrico.
Aston Martin DB5 de George Harrison
Apaixonado por carros, o guitarrista tem algumas fotos ao lado dos modelos de que já foi proprietário. A mais famosa é esta, ao lado de seu DB5, o clássico modelo da Aston Martin, do qual foi dono nos anos 60 e 70.
Aston DB5 de Paul McCartney
Os Beatles eram fãs desse carro. O de Paul McCartney ficou famoso neste mês, quando foi leiloado pela Bonhams. Aliás, outro astro britânico do rock que já teve um DB5 é Mick Jagger, dos Rolling Stones.
Porsche 550 Spyder de James Dean
Entre as diversas fotos de Dean com seu Porsche, no qual ele colocou o apelido de "Little Bastard", esta é a mais famosa. O carro, porém, ficou famoso por um fato triste. Foi com ele que o astro do cinema sofreu o acidente em que perdeu a vida.
Diablo de Jay Kay
O vocalista do Jamiroquai é famoso também por seus supercarros. Destes, dois ganharam famas. Um exemplar do Diablo (modelo da foto acima) foi "estrela" do videoclipe da música "Cosmic Girl".
Ferrari Enzo de Jay Kay
Já a Ferrari Enzo de Kay (como o modelo acima, mas na cor preta) inspirou a música "Black Devil Car".
FAMA DO ‘MAL’
Alguns carros, no entanto, ficaram famosos por motivos não tão nobres. Entre esses casos, o mais triste é o que envolve o ator James Dean. Fã de Porsche, ele teve alguns carros da marca.
O mais famoso foi o 550 Spyder, com o qual costumava ser fotografado. A fama definitiva do carro, porém, veio em 30 de dezembro de 1955.
Ao volante desse Porsche, Dean sofreu o acidente no qual perdeu a vida, aos 24 anos. O modelo emblemático tinha o número “130” pintado no capô e o apelido de “Little Bastard”.
Já o McLaren F1 de Rowan Atkinson, o “Mr. Bean”, ganhou fama quando, com ele, o ator sofreu um feio acidente. Atkinson decidiu vendeu o famoso carro em 2015, quatro anos após o incidente – e o McLaren não havia desvalorizado nem um centavo.
Já Jeremy Clarkson, o polêmico ex-apresentador do programa “Top Gear”, da BBC, deu fama a seu Ford GT (a geração dos anos 2000) por um motivo pouco nobre. O astro frequentemente reclamava da enxurrada de defeitos do supercarro.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.