No segmento de carros luxuosos (produzidos ou importados ao Brasil por montadoras premium), alguns equipamentos passaram a ser fundamentais. Por quê? Porque eles já estão em carros mais baratos.
Como pode um carro se apresentar como luxuoso sem ter um painel virtual? Alguns anos atrás, esse item era praticamente inexistente. Hoje, está até nas versões mais caras do Volkswagen Polo.
Porém, há alguns carros luxuosos à venda no Brasil que ainda não trazem painel virtual. Exemplos: BMW Série 3, Audi Q3 e o Land Rover Evoque. Esses dois modelos, no entanto, ainda têm um trunfo: suas próximas gerações estão a caminho. E melhor: trazem não apenas essas, como outras novas tecnologias.
LEIA TAMBÉM
Da Mercedes-Benz, o Classe C parecia que ia ficar para trás. Afinal, sua próxima geração ainda não foi revelada. Porém, a marca deu um banho de loja no carro montado no Brasil. Ele passou a trazer painel virtual.
Além disso, ganhou uma central multimídia mais moderna e fácil de usar (confira no vídeo abaixo).
O painel virtual é um quadro inexistente. No lugar dos mostradores tradicionais, há uma tela, geralmente personalizável. Elas permitem ao motorista decidir que tipo de informação quer ver em destaque (recursos multimídia, GPS, velocímetro, conta-giros, etc).
VEJA TAMBÉM: 15 CARROS COM CONSUMO ABSURDO
Toyota Hilux 2.7 - 4,8 km/l (etanol)/6,9 km/l (gasolina)
Esqueça os superesportivos. A ideia aqui é mostrar os modelos "gastões" que são de segmentos mais próximos da realidade. Os dados são a média em trecho urbano e os número são os divulgados pelo Conpet, programa do Inmetro.
Renault Sandero RS
5,9 km/l (etanol); 8,3 km/l (gasolina)
Fiat Toro 1.8
5,8 km/l (etanol)/8,3 km/l (gasolina)
Chevrolet S10 2.5
5,6 km/l (etanol)/8,4 km/l (gasolina)
JAC J6
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Chrysler Town & Country
6,2 km/l (motor é apenas a gasolina)
JAC J3
6,5 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Toyota SW4 2.7
4,9 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat 500 Cabrio automático
6,9 km/l (etanol); 10 km/l (gasolina)
Hyundai Tucson
5 km/l (etanol); 7,1 km/l (gasolina)
Fiat Bravo 1.8
6,4 km/l (etanol); 8,9 km/l (gasolina)
Chery Celer
6,3 km/l (etanol); 9,2 km/l (gasolina)
Chevrolet Spin
6,8 km/l (etanol); 9,7 km/l (gasolina)
Hyundai Azera
7 km/l (motor é apenas a gasolina)
Kia Grand Carnival
6,5 kml (motor apenas a gasolina)
Central multimídia dos carros luxuosos
Esse é um problema da maioria dos carros luxuosos que já parecem estar em fim, ou ao menos no meio do seu ciclo de vida. Eles não têm central multimídia sensível ao toque.
Os sistemas desses modelos são, geralmente, comandados por botões no console central. Em muitos casos, são poucos intuitivos.
Visualmente, um dos menos atraentes são os das versões mais simples do Q3 e do Audi A3. As telas são minúsculas, ficam sobre o painel e são retráteis. Porém, não automaticamente. O processo tem de ser feito manualmente.
Também deixam a as centrais multimídia de alguns modelos da plataforma de carros com tração dianteira da Mercedes-Benz. Entre os exemplos, há o CLA (que logo, logo terá nova geração) e o GLA. Além de serem difíceis de usar, elas lembram muito um tablet e parecem uma adaptação feita na cabine.
Assistência à condução
Quase nenhum dos carros luxuosos de entrada de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz têm sistemas importantes de assistência à condução. Entre os exemplos há o controlador de velocidade adaptativo, presente em modelos como Compass, Tiguan e Equinox.
Na maior parte das gamas Q3 e Classe C, por exemplo, só há o controlador de velocidade, mas sem a função adaptativa. O que isso significa?
Significa que o carro é capaz de atingir sozinho a velocidade determinada pelo motorista ao sistema. Porém, não é capaz de acompanhar o veículo da frente, reduzindo a velocidade.
Outro item nada comum em carros luxuosos de entrada é o leitor de faixas. O C4 Cactus, um dos SUVs compactos à venda no mercado, tem essa tecnologia em versões em torno de R$ 90 mil.
No caso dos carros luxuosos, a maioria parte de cerca de R$ 150 mil.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS EM NOVEMBRO
20º FORD KA SEDAN - 3.695 UNIDADES
FORD/DIVULGAÇÃO
19º JEEP RENEGADE - 3.845 UNIDADES
CRÉDITO: FELIPE RAU/ESTADÃO
18º FIAT TORO - 3.922 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
17º VOLKSWAGEN VIRTUS - 3.955 UNIDADES
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
16º NISSAN KICKS - 4.040 UNIDADES
NISSAN/DIVULGAÇÃO
15º CHEVROLET SPIN - 4.179 UNIDADES
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
14º FIAT MOBI - 4.258 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
13º JEEP COMPASS - 5.008 UNIDADES
JEEP/DIVULGAÇÃO
12º TOYOTA COROLLA - 5.023 UNIDADES
TOYOTA/DIVULGAÇÃO
11º RENAULT SANDERO - 5.110 UNIDADES
RENAULT/DIVULGAÇÃO
10º FIAT STRADA - 5.158 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
9º HYUNDAI CRETA - 5.171 UNIDADES
CRÉDITO: FELIPE RAU/ESTADÃO
8º VOLKSWAGEN POLO - 5.644 UNIDADES
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
7º FIAT ARGO - 6.078 UNIDADES
FIAT/DIVULGAÇÃO
6º RENAULT KWID - 7.092 UNIDADES
RENAULT/DIVULGAÇÃO
5º CHEVROLET PRISMA - 7.598 UNIDADES
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
4º HYUNDAI HB20 - 8.395 UNIDADES
HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
3º FORD KA - 8.834 UNIDADES
FORD/DIVULGAÇÃO
2º VOLKSWAGEN GOL - 8.836 UNIDADES
VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
1º CHEVROLET ONIX - 22.277 UNIDADES
CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.