Primeira Classe

Coisas que não te contaram sobre o VW Gol

Há algumas curiosidades sobre o VW Gol que você talvez não conheça

Rafaela Borges

22 de mai, 2019 · 5 minutos de leitura.

VW Gol" >
Volkswagen Gol
Crédito: Gabriela Biló/Estadão

Que o VW Gol é o carro que liderou por mais tempo o ranking de vendas no Brasil, todo mundo já sabe. Que ele está na geração que a Volkswagen chama de sexta, também. Mas há algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre um dos modelos mais populares do Brasil.

A primeira é que o VW Gol na verdade não está na sexta geração. Antes, é preciso entender o que é uma geração de um carro.

Literalmente, um carro muda de geração quando ele muda de plataforma. E o VW Gol ainda não usou seis plataformas ao longo de sua trajetória.

Publicidade


O Gol, na verdade, usou apenas três plataformas. Portanto, dá para dizer que o carro até agora teve apenas três gerações lançadas, se formos considerar o sentido literal desse termo.

A primeira, Gol “quadrado”, é a mais longa. Foi produzida de 1980 a 1996. Claro que teve muitas mudanças ao longo desse período, inclusive no formato da carroceria.

 


Vídeo da semana: Teste e todos os detalhes do BMW X7

 


O VW Gol de segunda geração foi lançado em 1994 e engloba os modelos que a marca chamou de G2, G3 e G4. O G2, ou Gol “Bola”, foi feito até 2005.

O G3, reestilização feita sobre o G2, foi produzido de 1999 a 2005. Ele conviveu com o G2, vendido a partir de 99 como versão de entrada da linha.

O G4, reestilização do G3, foi feito a partir de 2005 e 2014. A terceira geração do Gol passou a usar a base do antigo Polo europeu e traz o que a Volks chama de G5 (2008 a 2012) e G6 (2012 até hoje).


 

Veja também: Os carros mais legais com preços até R$ 20 mil

 


Início difícil do VW Gol

Os 27 anos de reinado do Volkswagen Gol começaram em 1987, e terminaram em 2014. Assim, levou sete anos entre o lançamento do modelo e ele, enfim, assumir o primeiro lugar de vendas.

 

LEIA TAMBÉM


 

Em 1981, por exemplo, o VW Gol foi apenas o sexto carro mais emplacado do Brasil. Naquele ano, a liderança ficou com o Fiat 147 e o segundo lugar, com o Volkswagen Fusca.

Vendas diretas

Após perder o primeiro lugar de vendas para o Palio, o Gol nunca mais voltou a esse posição. No entanto, depois de ficar alguns meses atrás do Polo, no ano passado, retornou ao menos à posição de carro mais vendido da Volkswagen.


O que você não sabe é que o apelo do VW Gol com o consumidor final, que compra carros com nota fiscal de concessionária, já não é mais assim tão alto. Em 2019, 68,1% de seus emplacamentos foram resultado de vendas diretas.

Aliás, o VW Gol é o segundo carro mais emplacado nessa modalidade.

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.