Primeira Classe

Como conquistar o apaixonado por carros sem ter novidades

Invista nos clássicos. Se forem de corrida, melhor. É assim que a Ford consegue atrair atenção do público no Salão de Genebra

Rafaela Borges

16 de mar, 2017 · 5 minutos de leitura.

Como conquistar o apaixonado por carros sem ter novidades
Crédito: Invista nos clássicos. Se forem de corrida, melhor. É assim que a Ford consegue atrair atenção do público no Salão de Genebra

O Salão de Genebra (Suíça) termina na domingo (19) e deve entrar para a história como um dos mais voltados para entusiastas dos últimos tempos. No evento, há inúmeras estreias de modelos superesportivos, que ofuscam os poucos protótipos autônomos e as mirabolantes soluções elétricas.

(No Instagram: @primeiraclasse_estadao)

Nesse contexto, a Ford merece uma nota 10. Mesmo sem ter novidade relevante nenhuma, a marca conseguiu, durante os dias de prévia, que reúne a imprensa (a maioria dos profissionais é especializada na cobertura do setor automobilístico e apaixonada por carros), conseguiu atrair atenção. E muita!


Como? A marca levou ao evento seu acervo de carros antigos. O foco foi nos modelos de corrida, pois, agora já há três anos, a Ford vem promovendo a nova geração do GT – que estreou na 24 Horas de Le Mans no ano passado, para celebrar os 50 anos da primeira vitória do GT40 na corrida.

Há, porém, alguns modelos antigos que não têm nada a ver com competição. E se tem uma coisa que entusiasta aprecia tanto quanto o superesportivo é o carro antigo. Principalmente se for de corrida, porque é coisa que não se vê por aí nas ruas.

Veja alguns destaques:


Fiesta XR2 é de 1989. Modelo está em destaque no estande da montadora (Fotos: Rafaela Borges/Estadão)

 

Gulf Mirage GR802 foi lançado nas pistas em 1967, com Jacky Ickx ao volante. Ele é baseado no GT40

 

Nos anos 2000, GT40 ganhou uma releitura. Esse é um dos exemplares do carro, que foi batizado apenas de GT, preparadas para competição

 


Estande também tem exemplar de competição do GT atual

 

CARROS DE CORRIDA DE OUTRAS MARCAS

Nos estandes de quase todas as marcas que atuam no mundo das corridas (a maioria, no caso), há exposição de carros das principais categorias do automobilismo.


Além disso, a fabricante de relógios Tag Heuer, que patrocina vários campeonatos, expõe carros de corrida em seu espaço.

No caso dos modelos de Fórmula 1, a maioria é réplica, feita exclusivamente para exposições.

Protótipo do Mundial de Longa Duração (que inclui Le Mans) está na área da Toyota. Marca atua na principal categoria do campeonato, a LMP1

 


Tag Heuer mostra RB6, modelo da Red Bull para o campeonato de 2010 da F1. Detalhe: Daniel Ricciardo não era piloto da RBR na época. A equipe tinha Sebastian Vettel (que venceu aquele campeonato) e Mark Webber (que estava nesta edição do Salão de Genebra, com a Porsche)

 

Também na Tag, há um R8 preparado para campeonatos de turismo

 

Na Renault, destaque é também o carro de Fórmula 1

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.