Primeira Classe

Em Berlim, taxistas e Uber convivem em paz

Na cidade, táxis estão oferecendo dois serviços: o convencional e o Uber

Rafaela Borges

03 de abr, 2016 · 3 minutos de leitura.

Em Berlim, taxistas e Uber convivem em paz
Crédito: Na cidade, táxis estão oferecendo dois serviços: o convencional e o Uber

Tudo na santa paz: assim é a relação entre taxistas e Uber na cidade de Berlim, na Alemanha. Enquanto algumas áreas do Rio de Janeiro ficaram paralisadas na última sexta-feira por causa de um protesto de taxistas – contra o Uber, evidentemente -, na capital alemã foi encontrada uma solução que agradou a todos.

(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

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Em Berlim, um táxi pode oferecer serviço de Uber também. O funcionamento é sem segredo: você entra no táxi e escolhe se quer usar o serviço convencional ou o Uber. Mas quem vai optar pelo convencional?

Bem, pode ser uma solução para os períodos em que as tarifas do Uber estão mais altas. Ou para quem não tem um aplicativo no celular, ou não usa cartão de crédito, ou não tem conexão com a internet no momento em que está no táxi.

A notícia foi enviada a mim por uma amiga que esteve recentemente em Berlim. No site do Uber destinado às operações da cidade, já aparece um link falando sobre os táxis que oferecem o serviço.


Por lá, parece que está todo mundo feliz: taxistas e usuários do aplicativo. É bem mais sensata essa solução do que ficar esperneando e protestando contra uma inovação que caiu no gosto do consumidor e não tem volta, não é? E pensar que, em 2014, a cidade de Berlim chegou a proibir o Uber por lá.

Aliás, alguém esteve recentemente em Berlim e usou o serviço de táxi com Uber? Se sim, poderia contar como foi a experiência nos comentários?

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.