SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Primeira Classe

Europa: saiba qual é a líder do mercado de luxo

Enquanto a líder europeia vende quase 400 mil carros em um semestre, no Brasil ela não chega nem aos 10 mil

Rafaela Borges

21 de jul, 2015 · 4 minutos de leitura.

Europa: saiba qual é a líder do mercado de luxo
Crédito: Enquanto a líder europeia vende quase 400 mil carros em um semestre, no Brasil ela não chega nem aos 10 mil

(Fotos: Reuters)

 

Enquanto no Brasil as marcas de carros de luxo são de nicho, na Europa, um mercado maduro, elas já fazem volume. Tanto que Audi, BMW e Mercedes-Benz estão no top 10 do ranking das empresas que mais vendem carros no continente.

Publicidade


(No Instagram: @blogprimeiraclasse)

E quer saber quem é a primeira? Audi! Pelo menos no primeiro semestre do ano, foi o que ocorreu na Europa, a exemplo do Brasil – onde a montadora das quatro argolas ultrapassou Mercedes e BMW.

Nos países da União Europeia, a Audi registrou vendas de 387.228 carros de janeiro a junho de 2015. Para comparação, aqui no Brasil foram 7.796 modelos emplacados.


O número deu à Audi, na Europa, não apenas o primeiro lugar entre as marcas de luxo, mas o sexto no ranking geral, à frente de montadoras que, no Brasil, têm muito mais volume, a exemplo de Citroën e Fiat.

Na Europa, o segundo lugar ficou com a BMW, com 356.444 modelos vendidos. Aqui no Brasil, a marca foi terceira colocada no segmento de luxo, com 7.267 emplacamentos.


A Mercedes ficou na terceira posição no mercado europeu, registrando comercialização de 354.471 veículos. Por aqui, a marca, segunda colocada, teve vendas de 7.507 carros no primeiro semestre.

Continuando a analisar o ranking da União Europeia, a Volvo foi a marca que apareceu em quarto lugar, com vendas de 126.367 carros de luxo. Em quinto, a Land Rover teve 72.883 modelos comercializados no primeiro semestre. A Porsche ficou no sexto lugar (34.122) e a Alfa Romeo, em sétimo (30.270).


Em oitavo lugar, ficou a japonesa Lexus  (18.204), seguida pela britânica  Jaguar, em nono (15.587).

Marcas como Ferrari, Lamborghini e Bentley não tiveram suas vendas divulgadas separadamente. No caso da italiana, ela parece na categoria “outros” do grupo ao qual ainda pertence, o FCA. O número, que inclui também o da Maserati, é de 4.360 unidades no primeiro semestre.


 

Lamborghini, Bentley e Bugatti são os “outros” do Grupo Volkswagen. Juntas, venderam 1.617 automóveis nos seis primeiros meses de 2015.

Os dados europeus foram divulgados pela Acea, associação das montadoras da Europa. Os daqui, pela Fenabrave, federação que reúne associações de concessionárias.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.